Caminhar - sinônimo de longevidade
Estamos em setembro, mês em que a atenção se volta a saúde do coração, dia 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração, por isso, foi lançada a campanha setembro vermelho, que visa alertar as pessoas sobre os cuidados em relação as doenças cardiovasculares. Várias ações são realizadas para apoiar a campanha, entre elas, a campanha “Cuide do seu coração” promovida pela Micromed, e a “Siga o seu Coração” pelo Instituto Lado a Lado pela vida.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no ano de 2016 estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram em todo mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até dia 17 de maio deste ano, já morreram mais de 150 mil pessoas. Morrem cerca de 1.100 pessoas por dia, ou seja, a cada 90 segundos 1 pessoa vem a óbito, por doenças cardiovasculares.
Dados alarmantes, pois, 80% das mortes, poderiam ser evitadas apenas com mudança no estilo de vida.
É sabido por todos que a atividade física é muito importante para a nossa saúde. O hábito de caminhar é menosprezado por alguns, porém, um grupo de cientistas da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, acompanharam por cerca de 10 anos, um grupo de 2110 adultos, e publicaram na revista científica Jama Network, no dia 3 deste mês, e chegaram à conclusão que, independente do gênero ou etnia, que caminhar 7.000 passos diários reduz a mortalidade por doenças cardiovasculares em 50% a 70%.
Ora, o homem foi feito para caminhar, e os tempos modernos, cada dia mais, as pessoas deixam de fazê-lo, andam de carro pequenos percursos, usam elevadores, ao invés de escadas e por aí vai. Caminhar é algo natural e inato ao ser humano.
O célebre e sábio filósofo Hipócrates, disse certa vez: “— Caminhar é o melhor remédio para o homem”. E ele estava certo ao afirmar isso. O ato de caminhar deve ser encarado como um remédio homeopático, que deve ser usado regularmente, todos os dias, na dose certa, pois, traz vários benefícios a nossa saúde.
Não existe no mercado farmacêutico, nenhum medicamento que promova tantas vantagens, a caminhada faz subir seu colesterol bom (HDL), e descer o colesterol mau (LDL), abaixando e controlando o colesterol; ajuda a você perder peso; tem efeito vasodilatador o que faz abaixar sua pressão arterial; melhora o seu estresse, a depressão e a ansiedade; regula seu sono e o trânsito intestinal; uma sensação de bem-estar, paz e calma invade seu ser, que traz otimismo, fazendo com que você realize suas tarefas diárias com mais disposição e ânimo.
Quando caminhamos o sangue percorre nossas veias com mais facilidade, irrigando todos os nossos músculos, (o coração é um músculo), e chega até ao cérebro. Ajuda a prevenir doenças como demência e Alzheimer; é bom para a memória e para a aprendizagem; diminui a pressão do olho, evitando o glaucoma; estimula nossa criatividade e bom humor; ao caminhar respiramos melhor o que faz bem para os nossos pulmões; é bom para os ossos; além de, fazer o pâncreas funcionar melhor, diminuindo e controlando a temível diabetes.
Estes são alguns dos benefícios que caminhar promove, mas, não se preocupe com os números, 7000 não é um número mágico. Tente caminhar 30 minutos por dia, vá ao mercado, ao banco, à padaria a pé, suba as escadas em vez de pegar o elevador, leve seu cachorro para passear. Se quiser, no mercado existe aparelhos portáteis que ajudam a contar os passos, também existem aplicativos para celular a smartwatches e pulseiras inteligentes, que têm a mesma função.
E ainda, caminhar é gratuito e de baixo custo, então, se anime, vista roupas confortáveis, calce seu tênis, e vá caminhar e viva mais tempo e com saúde.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.