Covid-19 e as festas de fim de ano: como se proteger?
Este ano ficará na memória de todos como um ano triste, sem calor humano, cheio de incertezas e cercado de angústias e ansiedade.
Mas, é chegado o mês mais festivo do ano. Tempo de celebrar e se alegrar com a família e amigos. Porém, a pandemia que parecia ter dado uma trégua, começa a se fortalecer, e a cada dia, temos visto e ouvido, novos casos e novas mortes. Portanto, ainda não é hora de participarmos de confraternizações e festas. É hora sim, de nos resguardamos, poupar o abraço agora, para abraçar em breve.
Sim em breve, porque a vacina já está pronta, e logo poderemos toma-la e assim retornar a nossa vida, que outrora estávamos acostumados.
Entretanto, muitos sabedores do perigo de se contaminar, ainda sim irão participar das festas. Pensando nisso a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), elaborou algumas medidas para diminuir os riscos de contágio, são estes:
1 – Use máscara sempre que não estiver comento ou bebendo;
2 – Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;
3 – Tenha uma máscara extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);
4 – Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes;
5 – Evite apertos de mão ou abraços;
6 – Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado;
7 – Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool;
8 – Não compartilhe objetos, como talheres ou copo;
9 – Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.
Agora, se você mora ou faz parte do grupo de risco para casos graves de Covi-19, não participe das festas, fique em casa e comemore com as pessoas que moram com você.
Quem são os grupos de risco? Portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos.
A FIOCRUZ ainda orienta que você deve evitar receber convidados ou participar de festas, se:
1 – Está com sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença;
2 – Ainda está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas relacionados à Covid-19 (mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico);
3 – Está aguardando o resultado de um teste molecular para saber se está com Covid-19;
4 – Manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias.
Se tiver alguns destes requisitos mantenha o isolamento domiciliar, não convide pessoas para a sua casa, não faça visitas, e nem mesmo frequente eventos.
Lembre-se, em tempos de pandemia a forma mais segura de passar as festas, é ficando em casa e comemorando com os que moram com você. Neste fim de ano preservar a sua saúde e a sua vida, é o melhor presente.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.