“Saúde do Homem: cada passo conta”
A campanha Novembro Azul foi lançada oficialmente em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de conscientizar e orientar os homens acerca da sua saúde.
Atualmente, é o Instituto é o maior movimento em prol da saúde do homem no país. E para o ano de 2024, o tema da campanha escolhido foi: “Saúde do Homem: cada passo conta”, mostrando como sair do labirinto da dúvida com informação e cuidado.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para o triênio 2023 – 2025 são esperados por ano, cerca de 72 mil novos casos da doença no país, 16 mil brasileiros morrem anualmente no Brasil.
Dados preocupantes, fazendo assim essa campanha seja tão relevante, sabe-se ainda que se diagnosticado precocemente as chances de cura são de 90%.
E para prevenir o Câncer de Próstata a melhor maneira de identificar é fazendo os exames periodicamente. O ritual inclui o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve ser submeter à biópsia da próstata.
O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico. Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e os exames periódicos são essenciais.
Como o câncer de próstata é uma doença silenciosa, durante a consulta médica pode-se verificar a saúde da glândula, ora, a próstata é uma glândula, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha, e está localizada logo abaixo da bexiga.
Quando o câncer está numa fase mais avançada, começa a aparecer os sintomas que podem ser: vontade de urinar com frequência; podem aparecer a presença de sangue na urina ou no sêmen; dor óssea; dificuldade, dor e ardor ao urinar; jato de urina fraco.
Os principais fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata, pai, irmão ou tio que tiveram a doença; homens de raça negra e obesidade.
Portanto, a partir dos 50 anos todos os homens com ou sem sintomas devem procurar o médico, agora se tiverem algum fator de risco, é aconselhável começar mais cedo, a partir dos 45 anos.
Outros cuidados que o homem pode e deve adotar para a sua saúde, são:
Optar por uma alimentação balanceada, incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e diminuir a ingesta de gorduras de origem animal.
Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, podem acelerar o aparecimento do tumor. Carnes vermelhas, leites e derivados aumentam a produção do hormônio da testosterona no organismo, que em excesso, facilita o surgimento de câncer.
Doenças da próstata são mais raras ou evoluem de forma mais amena em homens que mantém uma frequência ejaculatória maior.
Controlar o peso, fazer exercícios físicos, no mínimo 30 minutos por dia, 5 vezes por semana.
Não fumar e diminuir o consumo de álcool.
Lembre-se, não menospreze os sinais e sintomas que por ventura esteja sentindo, todos merecem atenção. Eles podem contribuir para um diagnóstico precoce e início mais rápido do tratamento.
Cuidar da sua saúde também é coisa de homem.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.