Como fazer uma boa escolha na hora de comprar o pão integral?
Com tantos pães na prateleira do supermercado vem a dúvida de qual seria o melhor para levarmos para a casa. Normalmente escolhemos aquele que está escrito “integral” no rótulo, que na verdade, pode não ser bem um pão integral.
Primeiramente devemos entender porque é tão importante trocar o pão branco pelo integral : O integral possui diversos nutrientes que facilitam a desintoxicação, trazem saciedade por serem ricos em fibras e com isso melhora o funcionamento intestinal e controla os níveis de açúcar e gordura no sangue.
A maioria dos pães que encontramos no supermercado apresentam no rótulo a palavra integral, porém são misturados com farinha branca, na maioria das vezes sendo a farinha branca em maior proporção, o que não torna um pão verdadeiramente integral.
Siga os 5 passos abaixo para comprar um pão integral de qualidade:
1. Olhe a lista de ingredientes, o primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral. Na maioria dos casos ainda assim apresenta em sua composição a farinha enriquecida com ferro e ácido fólico, que é a farinha branca, porém, quando não está como o primeiro da lista não é o que está em maior quantidade no produto.
2. Quanto menor a lista de ingredientes, melhor. Não se prenda a tabela nutricional, mas sim a lista de ingredientes. Quanto maior, mais conservantes estarão presentes nesse produto.
3. Observe a data de fabricação e validade. Existem pães com data de validade entre 90 dias. Esses são opções ricas em conservantes e gorduras. Quanto menor o prazo, melhor.
4. Escolha opções com grãos e/ou castanhas, afinal, são mais nutritivos.
5. Fique atento à presença de fungos ou bolor nos pães, os integrais têm a tendência a estragar mais rápido.
Dica de ouro: se apenas você consome o pão integral, para não estragar tão rápido você pode deixar no congelador e retirar a sua fatia sempre que for consumir!
Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun