A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Acabe de uma vez com a tensão pré menstrual


Por: Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Data: 25/09/2020
  • Compartilhar:

A tensão pré-menstrual, ou TPM, é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que ocorrem de uma a duas semanas antes da menstruação e cerca de 90% das mulheres sofrem com a TPM.

Existem mais de 130 sintomas, entre eles os do tipo somático: intestino preso, vontade de doces, enxaqueca, retenção de líquido, dor na lombar, etc., e também os do tipo afetivo: depressão, irritabilidade, ansiedade, etc. Para ser considerado TPM é necessário que haja pelo menos um sintoma somático e um afetivo.

No período pré-menstrual, que ocorre de 5 a 10 dias antes da menstruação, o hormônio progesterona é aumentado em nosso corpo, levando a um aumento do hormônio aldosterona, que causa um desequilíbrio de potássio no nosso organismo, fazendo com que o nosso corpo tenha maior absorção de sódio e, consequentemente, dificultando na drenagem natural do nosso organismo. Ou seja, ficamos mais inchadas.

Uma má alimentação pode agravar os sintomas da TPM, por isso, reuni alguns sintomas e quais os melhores alimentos para serem consumidos:

- Irritabilidade: Aumente o consumo de feijão e grão de bico.

- Vontade de comer doces e dor nos seios: Aumente o consumo de abacate, nozes, peixe.

- Inchaço: Aumente o consumo de pepino e água.

- Enxaqueca: Aumente o consumo de vegetais verdes escuros.

Atenção, para uma alimentação adequada e personalizada de acordo com o seu sintoma, procure sempre um nutricionista.

Stephanie Caroline dos Santos Trassi

Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.