A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Coluna Vida cotidiana: Cérebro e pensamento


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 29/08/2024
  • Compartilhar:

Como será que a gente pensa?

Uma situação de nosso cotidiano e que ninguém questiona. Como será que eu penso?

São reações que ocorrem em nosso cérebro e permite o pensar. Não quero falar aqui da questão fisiológica, pois teria que tecer um tratado de estudo e esse não é o intuito da coluna. A velocidade de um pensamento é incrivelmente rápida.

O pensar é uma situação de nossa vida cotidiana, seja pensando por horas, minutos ou segundos.

Tem pessoas que relatam que pensam muitas coisas e tentam fazer algo para parar de pensar, mas que não conseguem. Existem técnicas que bem treinadas, fazem com que eliminemos um pouco desses pensamentos em nosso cérebro. Mas, dizer que não irá pensar em nada, isso não ocorre. São processos de meditação, onde conseguimos treinar nosso cérebro.

A meditação e a Yoga são práticas importantes para quem quer acalmar seus pensamentos. Recomendado para aquelas pessoas que tem um turbilhão de pensamento que impede a sensação de bem-estar. Essas práticas podem ser utilizadas de forma individual ou associadas. A meditação trabalha a estabilidade mental através da indução ao esvaziamento da mente, sendo que a yoga, vai trabalhar a estabilidade da pessoa como um todo, sendo a parte física e mental.

O que tem a ver isso com o cotidiano?

Tudo!!!! Ninguém consegue ficar sem pensar completamente e ao mesmo tempo, o pensar é importante. Como você acha que estou escrevendo agora sobre esse assunto? Exatamente dessa forma. Eu penso em meu cérebro, que envia o comando para minhas mãos digitarem no computador, sendo que meus olhos estão atentos aquilo que escrevo, e esse estímulo visual volta ao meu cérebro para dizer se a escrita está de acordo com o pensamento.

O pensar é um ato de nosso cérebro. Não tem como falar que agora não vou pensar em nada. A partir do momento que falamos assim, já vem um, dois ou muitos pensamentos. Se não é possível parar de pensar, como podemos fazer para retirar os pensamentos ruins que aparecem em nosso cérebro? Nesse caso devemos trocar os pensamentos.

Por exemplo: estamos em um restaurante e vemos uma pessoa que está nos olhando. Então logo vem a pergunta: O que será que aquela pessoa está pensando. Será que achou feia minha roupa? Acho que não. Estou com uma roupa legal. Mas será que estou com alguma coisa em meu cabelo? Será que é alguém que não gosta de minha pessoa ou da minha família? E é nesse momento que devemos trocar esses pensamentos ruins por um bom. Por exemplo: Acho que na realidade ele está tentando me reconhecer e damos um sorriso para essa pessoa, que provavelmente irá responder com um aceno de cabeça.

Por que temos que ficar com pensamentos ruins? Presta atenção a cada momento. Use sempre a frase: Orai e vigiai. Assim como nosso pensamento, também com nossos comportamentos e falas devem ser motivos de nosso progresso espiritual.

Muitas vezes esses pensamentos que afligem muitas pessoas, podem ser convertidos em bons pensamentos. Basta que tenhamos boa vontade. Também perseverança e treinamento. Troque a cada pensamento ruim por um que seja bom. Mas, para quem acredita, principalmente faça uma oração.

Estamos em momentos que as pessoas não querem mais ler. Tenho participado de várias redes sociais, grupos e algumas dessas redes sociais, não podemos nos comunicar através da fala, apenas através da escrita. E muitas pessoas pedem para que eu passe a elas o contato de uma determinada rede social que permite falar, gravar áudios. Com isso, vemos cada vez menos nossos amigos internautas, lendo e escrevendo. Isso está levando um prejuízo enorme, pois nossos pensamentos estão na velocidade dessas redes sociais e programas de celulares, onde o pensamento muito rápido pode levar também a alguns transtornos.

Devemos voltar a dispor pelo menos uma hora por dia para a leitura de um bom livro. Pegá-lo na mão, sentar em uma cadeira confortável e realizar a leitura, se colocando dentro de cada página, de cada linha do livro. Observando com calma os assuntos e histórias  propostas pelo autor.

Sabemos da importância que cada um dá ao celular, e sem desmerecer esse instrumento que não sairá de nossa vida, mas que devemos também incentivar principalmente nossos jovens a leitura de bons livros. Assim poderemos ter jovens com pensamentos mais harmoniosos e criativos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.