A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança enfrenta tempo cinzento e seca persistente sem previsão de chuvas, aponta o Simepar


Por: Alex Fernandes França
Data: 05/09/2024
  • Compartilhar:

Manhã cinzenta em Nova Esperança – Registro fotográfico feito pelo Jornal Noroeste na manhã desta quinta-feira (05) na região central da cidade, evidenciando o clima seco e a ausência de chuvas que afetam a região - Fotos jornalnoroeste.com

A onda de calor e a baixa umidade do ar continuam a castigar Nova Esperança e toda a região Noroeste do Paraná, intensificando os riscos de incêndios florestais e agravando a situação da estiagem que atinge o Estado. De acordo com o Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, a previsão para os próximos dias indica a continuidade dessas condições adversas, com temperaturas elevadas e ausência de precipitações.

Quinta-feira, 05 de setembro, a cidade deve registrar temperaturas variando entre 20°C e 29°C. A umidade relativa do ar ficará entre 25% e 63%, com ventos de sudoeste a 12 km/h e rajadas que podem chegar a 45 km/h. Não há previsão de chuva, e o dia será marcado por umidade baixa, aumentando o risco de incêndios na região.

Já na sexta-feira, 06 de setembro, a situação não será diferente. A temperatura mínima prevista é de 17°C, com máxima de 32°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 31% e 79%, mantendo-se abaixo do ideal para o conforto humano e aumentando o desconforto respiratório. Os ventos soprarão de leste a 12 km/h, com rajadas de até 41 km/h. Assim como na quinta-feira, não há previsão de chuva para a sexta.

Diante dessa situação crítica, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, na última quarta-feira (4), situação de emergência em todo o Estado, em função da estiagem que já dura semanas e que tem sido responsável por um aumento alarmante nos focos de calor. Somente no mês de agosto, o Paraná registrou cerca de 20 mil focos de calor, um número seis vezes maior que o observado em julho. O decreto permite a dispensa de licitação para serviços e obras voltados ao combate à seca, reforçando a mobilização de órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil.

A previsão do Simepar aponta que a onda de calor e o clima seco devem persistir até meados de setembro, afetando praticamente todas as regiões do Estado. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20% em várias áreas do Norte e Noroeste, enquanto as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C. Em Nova Esperança, as condições são propícias para o agravamento da situação de incêndios florestais, que já mobilizou diversas unidades do Corpo de Bombeiros.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, ressalta a importância de redobrar os cuidados neste período crítico: “Teremos uma onda de calor e clima seco em quase todo o Estado, exceto no litoral. Quando isso acontece por dias seguidos, as condições ficam favoráveis para a ocorrência dos incêndios, por isso o cuidado deve ser redobrado neste período”.

Céu cinzento em Nova Esperança – Registro feito na manhã desta quinta-feira (05) na Praça Noboru Yamamoto reflete a condição de tempo nublado e seco que predomina em toda a região, sem previsão de chuvas nos próximos dias

Recomendações à população

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam a necessidade de conscientização da população para evitar qualquer atividade que possa gerar incêndios. Pequenas ações, como não queimar lixo, evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos e fazer a destinação correta de material vegetal, podem fazer a diferença e prevenir grandes desastres ambientais.

Além disso, é fundamental que a população fique atenta aos sinais de desconforto respiratório, que podem ser agravados pelo clima seco. A hidratação constante é uma das principais recomendações para minimizar os efeitos adversos do tempo seco na saúde.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.