Presidente do TCE-PR é agraciado com a Medalha Rui Barbosa, concedida pelo IRB
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fabio Camargo, é um dos integrantes do sistema brasileiro de controle externo contemplado com a Medalha de Mérito Rui Barbosa. A homenagem será conferida durante o 2º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que foi aberto nesta terça-feira (9 de novembro), em João Pessoa (PB). O evento se estende até sexta-feira (12).
A honraria é concedida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) a pessoas com relevante atuação e contribuição significativa para o aprimoramento das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil. Fundado há 48 anos e atualmente presidido pelo conselheiro Ivan Bonilha, vice-presidente do TCE-PR, o IRB é o braço acadêmico do Sistema TCs, promovendo a melhoria do controle externo por meio de capacitações e publicação de normas e conteúdos técnicos.
O evento
Promovido com apoio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o 2º CITC tem como objetivos promover debates e troca de informações entre membros e servidores dos órgãos de controle externo do Brasil e do exterior. Devido às regras de segurança contra a disseminação da Covid-19, será realizado de forma híbrida: parte da programação é presencial e a outra, online. A programação completa pode ser acessada aqui.
O CITC é a união dos maiores eventos do controle externo brasileiros: o 7º Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB e o 31º Congresso dos Tribunais de Contas, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O 1º CITC foi realizado em 2019 no Paraná, em Foz do Iguaçu.
Ao longo dos quatro dias do CITC, serão promovidos encontros e reuniões técnicas de conselhos e comitês das cortes de contas. Também ocorrerão debates de temas como: os desafios à democracia; a independência dos TCs; as ações das entidades da agenda de controle externo; os novos horizontes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU; e a modernização e aperfeiçoamento das fiscalizações.
Além de brasileiros, essas discussões terão a presença de painelistas de outros seis países: África do Sul, Colômbia, Espanha, Moçambique, Portugal e Reino Unido. O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fará a palestra de encerramento, na manhã do dia 12.
No dia 11, ocorrerá o lançamento da quinta edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas, que aborda as discussões dos rumos dos trabalhos das cortes para 2030; e também do quarto volume do livro Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o Futuro do Controle. No encerramento do evento, Atricon e IRB promoverão as eleições de suas diretorias para o próximo mandato. Além da Medalha de Mérito Rui Barbosa, no evento haverá a entrega da Medalha de Mérito da Atricon.
(Foto Capa -Sandro Nascimento / Alep)