A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Evidências do Amor


Por: Odailson Volpe de Abreu
Data: 11/04/2024
  • Compartilhar:

Ah, a boa e velha Comédia Romântica! Esse gênero foi o queridinho de Hollywood e, consequentemente do público do mundo todo ao longo dos anos 1990 e início da década de 2000. Muita gente, como eu, cresceu assistindo e se divertindo com filmes desse gênero fosse na TV ou no cinema. Entretanto, com o tempo, a saturação do mercado levou o público em geral primeiro à exaustão em relação a esse tipo de filme e depois ao desinteresse completo. Além disso, as fórmulas previsíveis de muitas Comédias Românticas, repletas de personagens estereotipados e enredos simplistas colaboraram para isso. O que restou foi o saudosismo do público, tanto saudosismo que o gênero ainda encontra espaço na indústria cinematográfica, que continua produzindo de tempos em tempos novas levas desse gênero para a alegria de muita gente.

Dito isso, vale a pena refletir sobre a realidade do cinema brasileiro, ou melhor a realidade do público brasileiro em geral. Salvo generalizações, o cinema brasileiro sempre enfrentou desafios justamente junto ao público nacional, que muitas vezes estigmatiza as inúmeras “comédias pastelões” lançadas periodicamente pelos estúdios nacionais. Uma incoerência, já que as maiores bilheterias do cinema brasileiro são justamente as Comédias no melhor estilo pastelão. Entretanto, os filmes dramáticos produzidos no Brasil tendem a ser destaque por onde passam, sobretudo no circuito internacional de festivais. A questão é: o que acontece quando o cinema nacional resolve misturar a comédia, seu gênero mais rentável, com o drama, seu gênero mais reconhecido, apresentando ao público uma típica Comédia Romântica?

A resposta vem por meio da estreia dessa semana, o filme Evidências do Amor, uma comédia romântica com DNA 100% brasileiro e que se destaca não apenas por sua abordagem inovadora, mas também por sua profundidade emocional e sua exploração da complexidade humana. No que diz respeito às questões técnicas o filme ostenta uma qualidade excelente, com um trabalho de fotografia deslumbrante realizado por Pedro Faestein e uma montagem meticulosa, realizada por Zaga Marteletto, que capturam a essência emocional da história de Marco e Laura.

Dirigido por Pedro Antonio e estrelado por Fábio Porchat e Sandy (aquela, da dupla Sandy e Junior), Evidências do Amor leva o expectador a uma jornada através do amor e da autoconsciência. A trama se desenrola em torno de Marco Antônio e Laura, que se conhecem em um karaokê enquanto cantam a clássica canção, que alcançou um sucesso estrondoso na voz do pai e do tio de Sandy, “Evidências”.

Essa música permeia todo o filme, servindo como um lembrete constante do passado do casal e adicionando uma camada a mais de profundidade emocional à narrativa. Cada cena é cuidadosamente construída para transmitir a complexidade dos sentimentos dos personagens, desde a alegria do amor recém-descoberto até a dor da perda e da solidão que dão rumo à trama. Falando em trama, vamos a ela!

Na história, o que começa como um romance aparentemente eterno logo se desgasta, deixando Marco atormentado pela música que antes simbolizava seu amor. O interessante é que nesse momento entra em cena o elemento do realismo fantástico, pois cada vez que o protagonista ouve a música, é transportado para uma memória dolorosa compartilhada com sua ex, Laura. Em uma reviravolta fantástica, Marco se vê literalmente projetado ao passado, incapaz de mudar os eventos, mas buscando compreender os motivos por trás do fim do relacionamento. Uma trama criativa, interessante e que lembra levemente o excelente Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, de 2004, porém muito menos pretenciosa.

Fábio Porchat entrega uma performance cativante como Marco Antônio, equilibrando habilmente os momentos de humor com uma profundidade emocional surpreendente.

Sua jornada de autodescoberta é comovente e inspiradora, levando o espectador a uma montanha-russa de emoções enquanto ele enfrenta os demônios do seu passado. Ao seu lado, Sandy traz uma vulnerabilidade única ao papel de Laura, embora algumas críticas tenham apontado suas limitações em comparação com Porchat.

Nesse sentido, vale a pena ressaltar que a presença de Sandy é muito mais devido ao marketing do que necessariamente ao seu brilhantismo como atriz. Sua experiência como “atriz global” e protagonista de séries e novelas entre o final dos anos 1990 e 2000 não fizeram dela uma atriz excepcional, mas deram base para que ela pudesse exercer a contento sua função de protagonista no filme em questão. Sandy teve seu auge justamente no período em que as Comédias Românticas faziam mais sucesso, seus fãs eram fãs desse gênero, por isso, mais de vinte anos depois, juntar duas paixões de uma geração inteira (no caso Sandy e Comédia Romântica) é claramente uma receita de sucesso.

Um dos aspectos mais marcantes de Evidências do Amor é a forma como o filme aborda temas universais como amor, perda e autoconhecimento. Ao longo da história, o público é levado a refletir sobre suas próprias vidas e relacionamentos, questionando as escolhas feitas e as consequências que elas têm. O filme é uma forma de recordar que o amor nem sempre é fácil e que é através das dificuldades que é possível crescer e se tornar melhor.

Além disso, Evidências do Amor se destaca por sua abordagem inovadora da narrativa, incorporando elementos de fantasia que elevam a história a novas alturas. A maneira como o filme mescla o realismo com o surrealismo é verdadeiramente fascinante e um diferencial no cinema nacional, criando uma experiência cinematográfica única que prende a atenção do espectador do início ao fim.

No entanto, nem tudo são flores, vale a pena ressaltar que alguns críticos apontaram que o filme poderia ter se aprofundado mais em certos aspectos da história, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento dos personagens secundários. Outro ponto é a subutilização do elemento fantástico de viagem no tempo, que chama tanto a atenção do público, desperta interesse imediato, mas que fica aquém do que poderia ser entregue.

Por que ver esse filme? As possíveis críticas não diminuem o impacto geral de Evidências do Amor. Esse é um filme emocionante que merece ser visto por todos, mas principalmente pelos fãs de Comédia Romântica e da cantora/atriz Sandy. Sua abordagem inovadora, sua profundidade emocional e sua mensagem inspiradora tornam o filme uma adição bem-vinda ao cânone do cinema brasileiro. Portanto, se você está procurando por diversão com uma pitada de drama e romance, não deixe de conferir Evidências do Amor no cinema. Boa Sessão!

Odailson Volpe de Abreu


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.