A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Juiz Eleitoral convida o público PCD para atuar como mesário voluntário nas eleições deste ano


Por: Alex Fernandes França
Data: 27/06/2024
  • Compartilhar:

"Neste ano, as eleições municipais serão caracterizadas pela ênfase na inclusão e no compromisso com a acessibilidade. Atuar como voluntário é um ato de cidadania.", destacou o Juiz Eleitoral durante visita à redação do Jornal Noroeste.

"Estamos comprometidos em garantir que todos, inclusive as pessoas com deficiência, tenham a oportunidade de contribuir para a democracia. Para as próximas eleições municipais, nossa meta é incluir 36 mesários com deficiência, assegurando acessibilidade e suporte adequados a todos os envolvidos no processo eleitoral,” afirmou o Juiz Eleitoral, Dr. Rodrigo Brum Lopes durante sua visita à redação do Jornal Noroeste - Foto Alex Fernandes França/jornalnoroeste.com

Em entrevista exclusiva à nossa equipe, o Juiz Eleitoral da 71ª Zona Eleitoral de Nova Esperança, Dr. Rodrigo Brum Lopes, que esteve na redação do Jornal Noroeste na manhã de quinta-feira (27) ressaltou a relevância da inclusão de mesários com deficiência nas próximas eleições municipais. Composta pelos municípios de Nova Esperança, Atalaia, Uniflor, Floraí e Presidente Castelo Branco, a Zona Eleitoral está se preparando para garantir acessibilidade e apoio necessário a todos os envolvidos no processo eleitoral. Ao todo, a 71º Z.E. pretende atingir o número de 36 pessoas do público P.C.D. (Pessoas com Deficiência) para trabalhar nas Eleições deste ano, em horários alternados. 

Desde abril deste ano, a Justiça Eleitoral vem incentivando que mesárias e mesários voluntários declarem suas eventuais deficiências no momento do cadastro. Segundo o Juiz Eleitoral, essa medida visa proporcionar um atendimento adequado e personalizado, conforme as necessidades individuais de cada participante. "É fundamental que todos tenham igual oportunidade de contribuir para a democracia, seja como mesários ou como candidatos", enfatiza Dr. Rodrigo Brum Lopes.

Para fortalecer a representatividade das pessoas com deficiência, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná promoveu recentemente o curso "Candidaturas com Acessibilidade e Inclusão - Um Caminho Necessário para a Igualdade". Este curso objetivou preparar e incentivar candidaturas que representem a diversidade da população paranaense.

"A inclusão de mesários com deficiência é um avanço significativo para a democracia. Estamos trabalhando para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas limitações, possam participar ativamente do processo eleitoral com dignidade e acessibilidade", explicou o Juiz Eleitoral

Incentivos e reconhecimento

Além da oportunidade de participar ativamente do processo democrático, os mesários voluntários desfrutam de diversos benefícios. Recentemente sancionada pelo governador do estado, a Lei 21.931/2024 garante direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná para aqueles que atuarem nas eleições. "Este benefício não apenas reconhece o trabalho voluntário dos mesários, mas também estimula uma maior participação cívica e democrática", explica o Juiz Eleitoral.

Os mesários também têm direito à dispensa do serviço pelo dobro dos dias trabalhados, vale refeição de R$ 60,00 por turno de eleição, horas complementares em cursos universitários e, em certos casos, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.

Para Dr. Rodrigo Brum Lopes, o aumento da participação de mesárias e mesários com deficiência é um dos pilares da gestão 2024-2025 do TRE-PR. "Estamos comprometidos em realizar eleições ágeis, eficientes e inclusivas, respeitando a diversidade e garantindo que todos os cidadãos tenham condições de exercer seu direito ao voto de forma plena", destaca.

O cadastramento como mesário voluntário, incluindo a declaração de deficiência, pode ser feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), proporcionando um controle estatístico mais preciso sobre o perfil dos participantes das eleições.

Com o apoio de iniciativas como a da influenciadora Pietra Silvestri, nomeada embaixadora de acessibilidade pelo TRE-PR, a Justiça Eleitoral reforça seu compromisso em tornar o processo eleitoral cada vez mais inclusivo e acessível a todos os cidadãos paranaenses.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.