A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Setembro Vermelho: cuide do seu coração através da alimentação


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 06/09/2023
  • Compartilhar:

Setembro é o mês em que paramos para refletir sobre a importância de cuidar do nosso coração, e daqueles que amamos. Pensando nisso, foi criada a campanha Setembro Vermelho, mês de conscientização para os cuidados com a saúde do coração, e para prevenção das doenças cardiovasculares.

Recentemente o Brasil pôde ver comovido a luta do apresentador Fausto Silva, que depois de desenvolver uma insuficiência cardíaca grave, precisou de um transplante de coração. Ora, todos nós podemos desenvolver problemas cardiovasculares se não cuidarmos do nosso coração. E o caminho mais fácil é através da prevenção.

Tenha em mente que cuidar do coração é uma tarefa diária. E através de bons hábitos alimentares, aliado a prática de exercícios regulares, realização de check-ups períodos, ou seja, procurar sempre ir ao médico de sua confiança, fazendo exames e tomando a medicação corretamente como ele prescreveu (porquê tem muita gente que até vai ao médico, mas não toma a medicação, ou então, se esquece de fazer uso delas). Ter uma boa qualidade de vida, beber com moderação, não fumar, ter momentos de lazer, sono adequado, evitar estresse. Se a pessoa adotar todas essas atitudes é perfeitamente possível se prevenir, e evitar doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, vitimando cerca de 17,5 milhões de pessoas por ano. As projeções da OMS indicam que até 2032 esses números possam aumentar, resultando em 23 milhões de morte anuais em decorrência dessas enfermidades.

De acordo com dados do “cardiômetro”, (uma ferramenta desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia), a estimativa que até o fim do ano haja cerca de mais de 400 mil mortes no Brasil devido a problemas cardíacos.

E uma das formas de prevenção é através da alimentação, então, o Instituto Lado a Lado pela Vida, elaborou um guia de conscientização sobre a saúde do coração, que traz alguns alimentos que não podem faltar na sua cozinha, são eles:

Coma abacate, ele é rico em gordura monoinsaturada e contribui para a diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumenta do HDL (colesterol bom).

A Aveia é rico em fibras e também ajuda a diminuir o LDL.

O Azeite de Oliva extra virgem, é saboroso, e rico em gordura monoinsaturada e antioxidante retardando o envelhecimento cardíaco.

Coma castanha-do-pará e nozes, são ricos em selênio e possuem grandes quantidades de gorduras insaturadas e poli-insaturadas com ação antioxidantes ajudando a diminuir o colesterol ruim, prevenindo doenças como hipertensão. Porém, devem ser consumidos com moderação.

Coma frutas vermelhas e roxas (framboesas, amoras, uvas, blueberry, açaí e morango), elas são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios. A casca da uva é rica em antioxidantes, então, deve ser consumida com a casca.

Coma sardinha e salmão, são ricos em ômega 3 e pobres em gorduras saturadas, o que protegem o seu coração diminuindo o risco de você desenvolver um possível infarto e outras doenças.

A quinoa, possui muitas fibras e auxilia no controle do colesterol total.

A Semente de Linhaça é rica em fibras e ômega 3 e 6, atua como protetor cardíaco e controla o colesterol ruim.

Coma tomate, ele é uma fruta rica em fibras e licopeno, é antioxidante e limpa nossas artérias e ainda bloqueia os radicais livres.

O guia ainda sugere alimentos que devem ser deixados de lado ou reduzir o consumo:

Diminua a ingestão de açúcar porque em excesso ele pode te engordar, causar diabetes e lesionar suas artérias, prefira açúcar mascavo ou o demerara.

Chá preto, café e refrigerantes tem em sua composição cafeína, que pode causar aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, então, diminua a quantidade.

Evite farinha branca que é utilizada para fazer pães, doces e massas, pois, elevam as taxas de açúcar no sangue, ou seja, pode causar diabetes, prefira a versão integral.

Evite gordura saturada encontrada em carnes vermelhas gordas, frituras, alimentos industrializados, embutidos, pães e bolos com muitos recheios e gordurosos, leite integral, cremes e molhos. A gordura saturada é inimiga do coração.

Evite sorvetes, chocolates, molhos prontos e margarina eles contém em sua composição gordura trans, essa gordura deixa os alimentos mais saborosos, porém podem causar AVC, acidente vascular cerebral e entupimento dos vasos sanguíneos.

Evite sal e alimentos com grande quantidade de sódio como os embutidos, pois o sódio em grande quantidade pode elevar a pressão arterial, endurecer as artérias e prejudicar os seus rins, aumentando as chances de infarto e derrame.

Cuidar do coração faz bem. Pense nisso, e tome uma atitude.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.