Asma: aprenda como evitar crises
No domingo do dia 25 de agosto de 2019, o Brasil deu adeus a Fernanda Young escritora, roteirista e apresentadora de tv. Ela morreu aos 49 anos de idade vítima de uma crise de asma seguida de parada cardíaca.
A asma não tem cura, mas é controlável e pode matar. Segundo um levantamento pelo Datasus realizado no ano de 2018, no Brasil ao menos uma pessoa morre em decorrência de complicações asmáticas a cada 18 horas.
Mas o que é asma e como preveni-la?
Asma é uma doença inflamatória crônica, que se não tratada, pode levar à morte; ela causa inflamação dos brônquios, tubos que levam ar aos pulmões, causando seu fechamento. Quando ocorre a obstrução total desta passagem, o coração fica sem oxigênio e o paciente corre o risco de sofrer uma parada cardíaca.
A única forma de evitar ou amenizar as crises asmáticas é através do tratamento; entretanto os pacientes começam a fazer mas acham que estão bem de saúde e abandonam aí vem a crise.
A asma se não tratada adequadamente, causa o agravamento das inflamações o que leva as crises. Nas crises, é preciso usar uma dose ainda maior de boncodilatadores, que pode acelerar o batimento cardíaco.
A asma não tem cura, mas tem controle.
Alguns dos fatores desencadeantes são as causas ambientais, como a exposição à poeira, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais.
Os principais sintomas são: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta e desconforto torácico. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã.
Alguns cuidados simples tomados pelo asmático podem prevenir os ataques:
- Hidrate-se: Beba bastante àgua, mesmo sem sentir sede.
- Higiene: Cuide da higiene dos ambientes, principalmente o quarto e lembre-se de limpar lugares que às vezes passam despercebidos como: embaixo da cama, prateleiras, monitor de computador e outros. A roupa de cama deve ser lavada semanalmente e secada ao sol.
- Elimine tudo que possa acumular pó: livros, tapetes, carpetes, cortinas.
- Roupas: Casacos e roupas cujo tecidos acumulam ácaros deve ser ensacados em sacos plásticos e antes de usá-los, lave e, se possível, seque ao sol.
- Prefira produtos antialérgicos: Use cobertores, colchões e fronhas com materiais antialérgicos e, se possível, encape-os com plásticos.
- Não durma com o aquecedor ligado, pois estes aparelhos ressecam o ar, mas se fizer uso dele procure colocar no mesmo ambiente, uma bacia ou toalha molhada.
- Evite contato direto com animais, o pelo dos animais podem desencadear a asma, os pets devem ficar nas áreas externas e nunca dentro da casa ou apartamentos.
- Aprenda a reconhecer seus gatilhos e evite-os: os mais comuns estão: pólen, poeira e pelos de animais.
- Faça teste para alergias, eles servem para detectar qual é o agente causador da asma, que pode ser: ácaros, fungos, mofo, pelos de animais, entre outros.
- Alimentação: evite alimentos com muito corantes e condimentos como ketchup e refrigerantes. Consuma uma menor quantidade de leite e seus derivados. A lactose presente neles pode causar refluxo e, consequentemente, irritar o sistema respiratório.
- Coma peixes, verduras e legumes e invista em alimentos ricos em fibras pois elas modificam a flora intestinal multiplicando bactérias boas reduzindo processos inflamatórios.
- Vacine-se contra a gripe, o vírus da gripe inflama as vias aéreas e podem causar crises de asma.
- Evite mudanças de temperatura para não apanhar gripes e resfriados. Procure se agasalhar conforme a temperatura. Proteja-se do frio.
- Procure consultar regularmente com um médico de sua confiança e procure se medicar corretamente conforme a orientação dele. Não abandone o tratamento por conta própria. Evite medicações caseiras.
- Evite cheiros fortes: velas, sprays aromatizadores e essências podem deixar a casa perfumada, mais é um perigo para o asmático.
- Entre em forma: “Existem algumas evidencias de pessoas asmáticas que eram obesas, mas que após eliminação de peso conseguiram controlar melhor a asma” afirma a pneumologista Marcia Pizzichini.
- Exercite-se com cuidado, o asmático pode praticar esportes, mas, para isso, a doença precisa estar controlada com o tratamento. Não cometa excessos. A asma não deve limitar a vida ou a atividade física de ninguém.
- Cuidado com a auto-medicação: medicamentos como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e ibuprofeno podem ser prejudiciais ao asmático, procure seu médico de confiança.
- Não fume, evite o contato com fumaça e com fumantes.
- Fuja de fumaças, gases, cheiros de tinta, produtos de limpeza ou higiene pessoal e perfumes eles podem ser prejudiciais ao asmático.
- Evite pânico em momentos de crise, consulte o médico na ocorrência de febre durante as crises tosse persistente, respiração difícil, falta de ar e dor no peito.
Procure ter uma boa qualidade de vida, não espere uma crise para cuidar da sua saúde. A asma não tem cura, mas tem controle e é perfeitamente possível conviver com ela e ter uma vida saudável longe de crises indesejadas.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.