Saiba como evitar lesões esportivas
Quem acompanha minhas matérias sabe que sempre indico e incentivo, a pratica de exercícios físicos. É inegável a importância das atividades físicas, para a nossa saúde como um todo tanto, podendo trazer um bem-estar físico e mental.
Porém, se a pratica for exagerada, feita de forma errônea, sem acompanhamento de um profissional que possa orientar a maneira correta, feita sem hidratação adequada, sem o descanso merecido, sem aquecimento e alongamento prévios, pode sim, trazer lesões, que podem vir a ser leves e até graves.
Essas lesões são chamadas de lesões esportivas, e podem acometer atletas profissionais, como amadores, ou aqueles atletas de fim de semana.
Algumas das lesões esportivas mais frequentes são:
Distensão ou estiramento muscular, que é quando há uma ruptura traumática de algumas fibras musculares, devido a uma técnica de movimento inadequada, devido a um esforço excessivo realizado num músculo, como quando você exagera nos pesos. Uma boa maneira de prevenir a distensão é realizar alongamentos antes de todos os exercícios.
Os sintomas são: dor, hematoma, inchaço e dificuldade de movimentar o músculo afetado.
Cãibras elas são contrações involuntárias e dolorosas ocasionadas por exercício físico intenso. Essas fisgadas normalmente acontecem por desidratação ou falta de sais minerais no sangue, como potássio e sódio. Geralmente acomete a panturrilha, mas também podem atingir o abdômen, a coxa, os pés e o pescoço.
Entorse ao correr, ou saltar podem ocorrer entorses no tornozelo. Ocasionando assim inchaço, hematoma e dor, a região fica quente, avermelhada e sensível.
Tendinite é causada por uma inflamação no tendão, e se desenvolve pelo excesso de repetições de um movimento, comum entre os jogadores de basquete e futebol terem nos pés e nas pernas, e os nadadores terem nos ombros e braços.
Ruptura de ligamentos e tendões que é provocada por uma distensão severa nessa estrutura causada por movimentos bruscos, traumas ou até um passo em falso que força a articulação.
Lombalgia que pode aparecer quando a pessoa levanta pesos de forma incorreta ou até algum trauma pela prática esportiva.
Portanto, os fatores de risco são a falta de condicionamento físico; falta de aquecimento, o aquecimento prepara os músculos para o esforço e aumenta a flexibilidade, prevenindo lesões; realizar exercícios com uma carga maior que seu músculo está preparado para suportar; falta de hidratação durante o treino; falta de descanso adequado entre as sessões de treinamento, uso inadequado de equipamento de exercício.
As lesões musculares leves geralmente se curam em algumas semanas, com a atenção aos cuidados e tratamento recomendados, tais como: repouso, aplicação de gelo compressão e elevação, fisioterapia, ajudam na recuperação.
As lesões musculares mais graves, como uma ruptura parcial ou completa, levam mais tempo, podendo variar de algumas semanas e até meses, onde a intervenção médica se faz necessária, como uma cirurgia de reparo do músculo acometido.
Assim, para evitar as lesões é muito importante seguir a orientação de um profissional de educação física, não se aventure a começar se exercitar sozinho, nem mesmo siga um treino de um amigo. Antes de iniciar vá ao médico para saber se você tem algum impedimento, ele pode te ajudar a escolher qual exercício mais apropriado para você.
Respeite o limite do seu corpo, observe como o seu corpo responde a cada movimento, e aumente a intensidade progressivamente, sem pressa, sempre com supervisão do seu treinador, e se sentir dor ou algum desconforto fale para ele.
Beba água se hidrate durante e após cada sessão de exercícios é fundamental para repor líquidos e sais minerais aumentando assim o seu desempenho.
Faça aquecimento, alongamento quando aquecemos e nos alongamos nossos músculos, tendões, ligamentos, coração e pulmões se preparam e se adaptam ao esforço que está por vir.
Não esqueça de descansar trabalhar mesmo grupo de músculos todos os dias, ao contrário que muitos pensam não trará um resultado mais rápido.
Utilize equipamentos de proteção, como luvas, cintos lombares, joelheiras, cotoveleira, capacete, de acordo com cada modalidade esportiva.
Não deixe de se exercitar, praticar atividades físicas é muito bom, para a saúde, mas, faça de forma sábia e responsável.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.