Outubro Rosa: se cuidar é para a vida toda

Com o tema Se cuidar é para a vida toda, o Ministério da Saúde dá vida a mais uma campanha do Outubro Rosa, luta esta já consolidada, que tem uma importância imensa na saúde da mulher.
Ora, não é só neste mês que as mulheres devem estar atentas a sua saúde, mas durante todo a ano.
É assustador o crescimento do número de casos de câncer de mama no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres no país. É ainda o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando cerca 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil.
Diante da gravidade que esta doença acomete, o Ministério da Saúde, neste Outubro Rosa ampliou o acesso à mamografia a partir dos 40 anos e o rastreamento ativo até os 74 anos. Uma vitória no combate a este mal tão triste e avassalador.
Se o câncer de mama for diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura serão maiores, podendo superar 95% de cura. A mamografia é o exame de rastreamento recomendado, pois ajuda a detectar tumores mamários antes mesmo que se tornarem palpáveis. Por isso, não deixe para depois, procure uma unidade de saúde e faça o seu exame.
Os cuidados mais importantes para se prevenir contra este mal, são: manter o peso corporal saudável; ser fisicamente ativa; evitar o consumo de bebida alcoólica; se for necessário fazer terapia de reposição hormonal, para sintomas do climatério, faça pelo menor tempo possível e sempre sob supervisão médica; para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.
Os principais sinais de alerta para o câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, independentemente da idade, ou qualquer nódulo persistente após a menopausa; alterações no formato ou saída espontânea de líquido pelos bicos do peito (mamilo); pequenos caroços no pescoço ou axilas; mais raramente pode haver pele avermelhada, com aspecto de casca de laranja.
Se achar alguém nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas é necessário ser investigado por médicos para confirmar se é ou não câncer de mama. O médico pode usar como diagnóstico o exame clínico das mamas, exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética e biópsia.
O Outubro Rosa é um lembrete de amor, zelo e prevenção, tenha ânimo de se cuidar, inspire e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo, seja uma voz no combate desta doença.

