A importância dos cuidados com a Higiene Menstrual
O município de Maringá dá um passo à frente em prol da saúde feminina e leva para até 500 mulheres em estado de vulnerabilidade, 6,6 mil pacotes de absorventes íntimos e produtos de higiene pessoal, suficientes para 6 meses. A entrega foi realizada no último sábado,14, o município também está em fase de implantação da política de combate à pobreza menstrual, com o projeto de Lei 15.929/2021.
Projetos e campanhas como estas, deveriam ser copiadas por outros municípios do Brasil. É sabido que, a menstruação é cercada de mitos e tabus, que hoje já não deveriam existir, muitas mulheres e adolescentes não tem condições financeiras para obter absorventes, e deixam de ir à escola, faltam ao trabalho, usam trapos velhos para conter o fluxo menstrual, e pasmem chegam até a usar miolo de pão, no lugar de absorvente.
Então, esta iniciativa é tão importante, para devolver a autoestima e a saúde a estas mulheres. É difícil de imaginar tal quadro, quando temos água tratada em nossas casas; saneamento básico e esgoto; e condições financeiras para comprar tais produtos, mas essa não é a realidade para muitas mulheres.
Pensando na importância da higiene menstrual, em 2014, uma ONG alemã, WASH United, criou um dia dedicado à conscientização da higiene menstrual, com o objetivo de promover a educação de meninas e mulheres, e mostrar a importância de se realizar uma boa higiene, durante o período menstrual.
O dia e mês escolhido não poderia ser mais sugestivo e adequado, dia 28, pois é a média de dias de um ciclo, e o mês 5, maio, por conta da média de dias de cada ciclo.
Se não cuidarmos da higiene adequadamente no período menstrual, vários problemas de saúde podem ocorrer, como o: aparecimento de várias infecções, doenças como a Síndrome do Choque Tóxico, doença essa que, pode levar à morte, se não tratada adequadamente, entre outras patologias.
E quais os cuidados que a mulher deveria ter durante o período menstrual?
Assim como a mulher cuida dos cabelos, do corpo, da axila, ela também deve cuidar da higiene íntima, principalmente no período menstrual. A higiene íntima feminina serve para, remover células mortas, suor, sêmen, esmegma, restos de urina e fezes, e com a chegada da menstruação, e com ela, o sangue, ora o sangue é o meio de maior cultura que existe, se não houver o devido cuidado, pode crescer vários fungos e bactérias.
A limpeza deve ser feita com água e sabão, lavando só a parte externa, grandes e pequenos lábios e períneo, nunca se deve lavar a parte interna. O uso de duchas vaginais, não são aconselháveis, elas mudam completamente a flora vaginal, você pode levar bactérias para dentro da região vaginal, e fazer uma infecção ascendente.
A limpeza sempre deve ser feita da frente para trás e nunca o contrário, para não correr o risco de levar fezes para a vagina.
Durante o período menstrual, você pode ter uma vida normal, tomar banho, lavar a cabeça, tomar sorvete, praticar exercícios físicos, e comer o que está acostumada.
O banho é fundamental e a região vaginal deve ser muito bem lavada.
O ideal é usar um sabonete líquido íntimo, pois tem um Ph entre 4,5 e 6, bem mais adequado à vulva, além de conter o ácido lático, que permite a proliferação dos lactobacilos, que são bactérias de defesa, na falta deste, use o sabonete neutro que tem Ph 7, nem ácido e nem alcalino.
O absorvente interno e externo, precisam ser trocados várias vezes ao dia, mesmo se ele não estiver muito encharcado ou sujo, se não, bactérias e fungos podem se proliferar, ocasionando odores fortes, e ou uma infecção.
A troca deles precisa ser: o interno no máximo a cada 3 horas, e o externo no máximo a cada 4 horas. Jamais durma com absorvente interno, use os externos noturnos.
A cada troca é bom lavar a região da vulva com sabonete líquido íntimo, se tiver acesso, use a ducha higiênica, agora se você estiver no trabalho ou em outro lugar que te impossibilite de se lavar, você pode usar lenços umedecidos próprios, para esse fim, no rótulo estará escrito lenços umedecidos íntimos, estes têm um ph ácido, que é mais próximo do ambiente vaginal. O ácido é uma defesa natural que evita que bactérias e fungos proliferem, evitando assim infecções.
Agora, se você tem alergia ao absorvente, você pode usar o coletor, que a cada dia está ficando mais conhecido e usado, é um método econômico e sustentável.
Não use bidê, por mais que você lave, ele dificilmente estará limpo, agora a ducha higiênica é bem-vinda, sempre direcione a água de frente para trás e nunca o contrário.
Prefira usar calcinha de algodão, elas são suas melhores amigas, para lava-las, use de preferência sabão de coco líquido, e deixe secar sempre ao sol, pois tem ação bactericida. Evite calcinhas de tecido sintético e roupas apertadas, calcinhas de algodão são mais frescas e mais fácies de cuidar.
O cuidado com higiene íntima no período menstrual de ser maior, lembre-se disto, e tenha mais saúde, livre de infecções e doenças.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.