A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novembro Roxo: garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 17/11/2022
  • Compartilhar:

Albert Einstein, Napoleão Bonaparte, Stevie Wonder, Pablo Picasso, Victor Hugo, Charles Darwin, Isaac Newton, certamente você já deve ter ouvido falar deles, bem, talvez você não saiba, mas, eles têm uma característica em comum: todos nasceram prematuros.

         A prematuridade é muito comum, e é a principal causa de mortes antes dos 5 anos de idade, cerca de 12% dos bebês nascem prematuros. O Brasil é o 10° país no ranking mundial. Por ano nascem 340.000 prematuros por ano no Brasil.

         E a principal causa da prematuridade é o trabalho de parto prematuro. Pensando nisso em 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade, que tem como objetivo de dar visibilidade e sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e de suas famílias.

         Desde 2014, aqui no Brasil a ONG prematuridade.com, promove uma campanha belíssima que é o Novembro Roxo; ora, o mês de novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-lo, e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

         Uma das principais armas contra o parto prematuro é garantir à mãe um pré-natal de qualidade, pois, ele pode evitar complicações e evitar partos antecipados.

         O Brasil é o 2° país em cesariana agendadas, a cesariana é um fator conhecido de risco para prematuridade. Ela é uma cirurgia de grande porte, que pode salvar vidas sim. Porém, feita como é, indiscriminadamente, sem necessidade, ou por conveniência médica, pode ser um grande problema.

         Este ano o tema global do Dia Mundial da Prematuridade, é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Os pais não devem ser vistos como visita na UTI, e sim como parte da equipe, juntos equipe e pais podem ajudar na evolução do prematuro.

         A campanha do Novembro Roxo este ano ganhou uma força maior na luta em prol destes pequenos grandes guerreiros, que lutam pela sua sobrevivência todos os dias.

         A OMS publicou dia 15 de novembro deste ano, novas atualizações das diretrizes para o cuidado com bebês prematuros. Marcando uma mudança significativa em relação às orientações anteriores. 

         A nova diretriz orienta que prematuros sejam colocados diretamente em contato pele a pele com o cuidador, conhecido como método canguru. Isso deve ser feito imediatamente após o nascimento, sem qualquer período inicial em uma incubadora.

         A diretriz é direcionada para bebês nascidos antes de 37 semanas, ou pequenos, com menos de 2,5 kg, e busca melhorar a chance de sobrevivência e os resultados de saúde.

         As novas diretrizes também fornecem recomendações para garantir apoio emocional, financeiro e no ambiente de trabalho para as famílias que passam pela experiência da prematuridade. Pois, todos devem se comprometer em apoiar a causa, e deve ser encarada como uma responsabilidade social, não apenas da mãe.

         Segundo o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyhesus, as recomendações mostram que melhorar os resultados para esses bebês pequenos nem sempre é fornecer as soluções de alta tecnologia, mas garantir o acesso a cuidados de saúde essenciais centrados nas necessidades das famílias”.

         Este cuidado da pele a pele, promove vários benefícios, dentre eles podemos destacar o vínculo-afetivo, regulação de temperatura, o estímulo a amamentação, o bebê fica mais relaxado e dorme melhor.

         Neste Novembro Roxo, seja sensível a causa, procure saber mais como evitar parto prematuro, E incentive as mães a fazer pré-natal de qualidade.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.