Deixe o estresse de lado e viva a vida com mais leveza
Você tem agido por impulso, sem paciência, mal-humorado, irritado, ansioso, com dificuldade de dormir, e com dores musculares ou estomacais, atenção, você pode fazer parte da maior epidemia já existente, que tem assolado o mundo todo, o estresse.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% população mundial sofre deste mal, é um grave problema de saúde pública, que não deve ser negligenciado. Pensando nisso, anualmente é celebrado no dia 23 de setembro, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, que tem como objetivo, alertar a população sobre os sintomas e hábito ruins que causam o estresse.
Dependendo como lidamos com as diversas situações do dia a dia, consequências podem ser desencadeadas, gerando problemas para a vida e comprometer a saúde da pessoa, diversos são os fatores que podem levar a isso, tais como: trabalho, escola, pressão social, decepção, tristeza, raiva, medo, entre outros.
Devemos saber lidar com situações estressantes que todos nós estamos sujeitos a todo momento, se não, podemos adoecer e padecer de doenças como: depressão hipertensão, gastrite ou dermatite atópica.
Os principais sintomas são: agitação, irritação e impaciência; mãos e ou pés frios; boca seca; dor no estômago e de cabeça; suor; tensão ou dores musculares; aperto na mandíbula, ranger os dentes ou roer unhas; diarreia passageira; insônia, ou dificuldade para dormir; batimentos cardíacos acelerados; respiração ofegante; problemas com a memória e esquecimentos; mal-estar generalizado; cansaço constante; mudança de apetite; imunidade baixa; queda de cabelo; alergias e problemas de pele; coceiras pelo corpo; tonturas; ansiedade e nervosismo, entre outros.
É hora de descansar, dar uma pausa, relaxar e reequilibrar as emoções.
A melhor maneira de fazer isso é mudar o foco da atenção, quando colocamos nossa atenção em algo diferente, nos esquecemos dos problemas, e conseguimos descansar, eis algumas sugestões para isso:
Medite e aprenda a respirar, esta prática traz calma e reequilibra as emoções.
Aprenda técnicas de relaxamento. Mantenha a calma.
Faça atividades físicas moderadas regularmente, pois a prática, ajuda a diminuir a tensão do dia-a-dia. Atividades físicas liberam endorfina, também conhecido como o hormônio da alegria.
Procure controlar o estresse e a ansiedade, adotando uma vida mais calma e equilibrada.
Defina prioridades, faça uma lista com as atividades mais urgentes para não sobrecarregar você.
Não se preocupe em estar certo o tempo todo.
Procure tem momentos de lazer, com a sua família. Esteja perto que quem você ama.
Tenha tempo para você, cuide de você, leia um bom livro, assista filmes e séries, escute música e dance ao som delas. Cante. Ou qualquer outra atividade que faça você feliz. Divirta-se. Ria mais. Namore.
Use menos o celular.
Seja solidário, ajudar o próximo faz muito bem a nossa alma.
Aprenda a viver a vida com leveza. Aprenda a tocar um instrumento.
Caminhe em meio à natureza e ouça o som de rios, cachoeiras, e o canto dos pássaros.
Comtemple a lua, e assista, o nascer e o pôr do sol.
Liberte-se de mágoas passadas, purifique o seu coração através do perdão.
Ame-se, cuide-se, saiba pedir ajuda quando necessário, você não precisa saber de tudo.
Aprenda a lidar com as emoções negativas, se tiver dificuldade, procure um psicólogo ou psiquiatra e faça sessões de psicoterapia.
Durma bem e tenha uma dieta equilibrada e saudável.
Mantenha o bom humor e procure ter pensamentos positivos.
Enfim, deixe o estresse de lado, e viva a vida como ela deve ser vivida, com leveza e alegria, sem ansiedade e nervosismo. Porque viver a vida estressado, não vale a pena.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.