A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novembro Azul: homem, é hora de cuidar da sua saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 16/11/2023
  • Compartilhar:

Dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhará a cor azul neste dia (sexta-feira 17), pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Ele será iluminado como forma de buscar conscientizar a população masculina sobre a doença, que tem 90% de chances de cura se diagnosticado precocemente. Pois, infelizmente o câncer de próstata ainda é responsável por uma morte a cada 38 minutos.

        Já passou da hora, do homem pensar em cuidar da sua saúde, pois zelar da saúde não é sinal de fraqueza ou perda de tempo, mas sim é primordial para a manutenção da vida. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados para o triênio de 2023 a 2025, 71.730 novos casos de Câncer de Próstata no Brasil. Mundialmente, o Câncer de próstata é o quarto mais frequente entre os homens. E por ano morrem cerca de 16,3 mil homens aproximadamente deste mal.

        Neste ano de 2023, o Novembro Azul tem como mote “Por Trás do Bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação”. A campanha visa mudar o comportamento do homem em relação a sua saúde como um todo, integral, fazer com que ele busque informação de qualidade, faça exames de prevenção e que tenha mais qualidade de vida.

        E para prevenir o Câncer de Próstata a melhor maneira de identificar é fazendo os exames periodicamente. O ritual inclui o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve ser submeter à biópsia da próstata.

        O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico. Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e os exames periódicos são essenciais.

Como o câncer de próstata é uma doença silenciosa, durante a consulta médica pode-se verificar a saúde da glândula, ora, a próstata é uma glândula, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha, e está localizada logo abaixo da bexiga.

Quando o câncer está numa fase mais avançada, começa a aparecer os sintomas que podem ser: vontade de urinar com frequência; podem aparecer a presença de sangue na urina ou no sêmen; dor óssea; dificuldade, dor e ardor ao urinar; jato de urina fraco.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata, pai, irmão ou tio que tiveram a doença; homens de raça negra e obesidade.

Portanto, a partir dos 50 anos todos os homens com ou sem sintomas devem procurar o médico, agora se tiverem algum fator de risco, é aconselhável começar mais cedo, a partir dos 45 anos.

Outros cuidados que o homem pode e deve adotar para a sua saúde, são:

 Optar por uma alimentação balanceada, incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e diminuir a ingesta de gorduras de origem animal.

Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, podem acelerar o aparecimento do tumor. Carnes vermelhas, leites e derivados aumentam a produção do hormônio da testosterona no organismo, que em excesso, facilita o surgimento de câncer.

Doenças da próstata são mais raras ou evoluem de forma mais amena em homens que mantém uma frequência ejaculatória maior.

Controlar o peso, fazer exercícios físicos, no mínimo 30 minutos por dia, 5 vezes por semana.

Não fumar e diminuir o consumo de álcool.

Lembre-se cuidar da saúde é essencial e deve ser prioridade, a prevenção é o melhor caminho. Mude seus hábitos e comportamentos, zele pelo seu bem maior, a saúde. Seja homem. Seja protagonista da sua saúde.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.