TIM e Usina Santa Terezinha levam conectividade 4G para mais de 700 mil hectares no Paraná
Maior exportadora de açúcar VHP da região sul do país, usina contará com a experiência da TIM para impulsionar seu processo de transformação digital.
O investimento é de R$ 44 milhões no projeto, que beneficiarão com a cobertura 51 municípios na região do noroeste do Paraná, incluindo mais de 5.200 propriedades rurais.

A Usina Santa Terezinha, maior exportadora de açúcar VHP da região sul do Brasil, firma parceria com a TIM, líder no agronegócio no país, para levar conectividade a mais de 700 mil de hectares no Paraná, sendo 300 mil hectares de área produtiva. Com sede em Maringá (PR), a usina quer impulsionar a transformação digital com o apoio da operadora, que reconhece o setor da cana como um dos mais automatizados do Brasil. São investidos R$ 44 milhões no projeto, que beneficiarão com a cobertura, a população de 51 municípios na região do noroeste do Paraná, incluindo digitalmente mais de 5.200 propriedades rurais, sete unidades de saúde e duas escolas municipais.
A iniciativa foi impulsionada pelo programa Paraná Competitivo - criado pelo Invest Paraná (Agência de Promoção e Atração de Investimentos do Governo do Estado) para tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável - e vai possibilitar a evolução do processo de transformação digital da Usina Santa Terezinha, além da inclusão social e digital das comunidades vizinhas, que ainda não têm acesso à conectividade.
Com a expansão do 4G, os moradores da região serão beneficiados com melhorias em áreas como educação e saúde, por exemplo, e também pela facilidade do acesso à informação e serviços públicos, gerando aumento das oportunidades de negócios, desenvolvimento econômico da região e inclusão digital.
“A força do agronegócio paranaense impulsiona a economia e ficamos muito felizes em apoiar seu crescimento por meio da parceria com a Usina Santa Terezinha. Somos pioneiros e líderes na cobertura 4G no campo e queremos seguir contribuindo com a transformação digital dos nossos clientes, beneficiando as comunidades, escolas, unidades básicas de saúde e pequenos e médios produtores rurais nos arredores com uma rede aberta e com a mesma qualidade da cidade”, destaca o VP de Receitas da TIM, Fabio Avellar.
Fundada em 1964, a Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. é uma das maiores empresas do segmento de açúcar e etanol da região Sul do Brasil, contando com mais de oito mil funcionários em 35 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. "O compromisso da Usina Santa Terezinha vai além da produção de açúcar, etanol e bioeletricidade” explica Paulo Meneguetti, presidente da Usina, que atua em cidades do Paraná como Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, São Tomé, Ivaté, Umuarama, Tapejara, Moreira Sales e Paranaguá, e a cidade do Mato Grosso do Sul, Eldorado, sendo um dos maiores empregadores e geradores de impostos da região noroeste do Paraná.
“Estamos profundamente envolvidos com o desenvolvimento das cidades onde atuamos e, essa parceria, aumenta a conectividade no interior do estado do Paraná, além de possibilitar que a Usina Santa Terezinha consiga avançar com projetos que precisam de tecnologia, certamente trazendo impacto positivo para toda comunidade”, afirma Meneguetti, reforçando que o objetivo é ser uma empresa que contribui para a qualidade de vida, bem-estar e o progresso das comunidades. Ele destaca que esta parceria com a TIM fortalecerá ainda mais esse compromisso.
Pioneirismo
A TIM tem a maior rede móvel do país e é pioneira na transformação digital do agronegócio brasileiro, com o programa 4G TIM no Campo. Atualmente mais de 22 milhões de hectares já estão cobertos, beneficiando mais de 1,9 milhão de pessoas, em 1.043 municípios. São mais de 311 mil propriedades rurais cobertas, proporcionando a inclusão digital de 455 escolas públicas em áreas rurais e 147 unidades básicas de saúde.
A TIM tem contratos firmados com mais de 60 grandes grupos do agronegócio brasileiro. Entre eles, importantes players dos setores sucroenergéticos e sucroalcooleiros, como São Martinho, BP Bioenergy, Citrosuco, Jalles Machado, Usina Santa Adélia, Adecoagro, SJC Bioenergia, Grupo Pedra Agroindustrial e Usina Dacalda (também no Paraná). A expectativa para este ano é chegar à marca de 26 milhões de hectares conectados com 4G.
A operadora também disponibiliza a maior rede de Internet das Coisas do Brasil, com a mais de 5.100 cidades cobertas com a tecnologia NB-IoT, fundamental para conectar máquinas e pessoas. A funcionalidade permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%. Além disso, as diferentes soluções oferecidas pela TIM permitem o acompanhamento de colheitas e máquinas em campo, em tempo real, que contribuem para um monitoramento de ocorrências mais efetivo e a ação imediata.
TIM no Paraná
Líder do mercado no Paraná, com quase 50% do mercado de telefonia móvel (7,2 milhões de clientes), a TIM também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses. A operadora foi a primeira a oferecer cobertura 5G em todos os 75 bairros de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia. Este protagonismo é natural para a operadora, que é líder de mercado na capital paranaense desde o início da operação no Paraná.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a Usina Santa Terezinha
A Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. foi fundada em 1964 e é uma empresa brasileira de capital fechado com negócios no setor sucroenergético, presente no Paraná e Mato Grosso do Sul. A história da companhia iniciou no município de Maringá (PR), onde está instalada a primeira Unidade Produtiva, a sede corporativa e o terminal logístico da Empresa. Hoje, a empresa conta com sete unidades produtivas, localizadas em Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Ivaté e Tapejara produzindo e comercializando açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado) e bioeletricidade, além de uma biofábrica de mudas pré-brotadas em São Tomé e um terminal rodoferroviário de fertilizantes em Paranaguá. A Usina Santa Terezinha tem em seu quadro mais de 8 mil pessoas distribuídas em 35 municípios dos dois estados, mantendo-se assim como uma das maiores empresas do segmento de açúcar e etanol da região Sul do Brasil, com operações agroindustriais alinhadas aos indicadores de Sustentabilidade. Desde 2011, a empresa é signatária, de forma voluntária, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), firmando-se compromissos com a Agenda 2030 da ONU e que podem ser consultados em seus Relatórios de Sustentabilidade publicados desde 2012. São mais de 10 anos de evolução em sua jornada ESG e que pode ser acompanhada, de forma pública, no site da empresa pelos seus stakeholders.