Mantendo o equilíbrio nas festas de fim de ano
Fim de ano, tempo de alegria e mesa farta, tempo de muitas festas, férias, confraternização, amigo oculto; mas, também de muita comida, excessos e exageros, saímos da nossa rotina e abusamos.
Comemos e bebemos demais; dormimos, descansamos e nos exercitamos de menos. Trazendo um prejuízo enorme para nossa saúde.
No outro dia, vem a ressaca e nos sentimos fatigados, cansados e irritados, mas, não precisa ser assim, basta mantermos o equilíbrio. O equilíbrio é a chave para nos mantermos saudáveis.
O bom senso deve prevalecer, devemos nesta hora escolher com sabedoria o que comer e beber.
É verdade, é difícil resistir a uma mesa recheada de delícias, repleto de guloseimas, não é uma tarefa fácil, mas, devemos tentar, para não teremos problemas futuros.
Monte um prato colorido, com bastante legumes e verduras, comece a refeição por elas, mastigue bem, coma devagar, além de saudável essa prática ajuda a saciar sua fome mais rapidamente.
Prefira carnes brancas e magras e evite carnes gordurosas. Prove um pouquinho de cada alimento da mesa, mas sem exagero.
Lembre-se, se você comer demais você poderá ter problemas, como: indigestão, problemas estomacais, diarreia, azia, queimação, ou se sentir estufado (a).
Se você exagerou na gordura coma frutas cítricas, como: laranja, abacaxi e limão. O ácido ajuda a melhorar a digestão.
Se você sofre de gastrite, evite comidas muito temperadas e apimentadas.
Não dirija se você bebeu, chame um Uber, o número de acidentes de trânsito cresce nesta época do ano.
Se você é hipertenso cuidado com o sal, é comum nesta época aumentar casos de pressão alta, infarto, e AVC.
Se você é diabético, não deve esquecer de fazer uso de sua medicação e controlar comidas com alto índice glicêmico.
A preparação da ceia e decoração do ambiente é cansativo, e pode levar a pessoa a ficar ansiosa, nervosa e estressada, então, divida a tarefa com mais pessoas, assim o trabalho pode se tornar mais leve e mais divertido.
Nesta época do ano costuma fazer muito calor, então, é necessário hidratar o organismo, agora se você é daqueles que não gosta de beber água, você pode optar pela água de coco, que contém baixo número de calorias em sua composição é semelhante ao soro fisiológico.
As bebidas alcoólicas são calóricas e em grandes quantidades, podem levar à desidratação, pois, o álcool retira a água das células, agindo como diurético. Portanto, uma boa dica é intercalar bebida alcoólica e água assim, você estará mantendo seu organismo hidratado.
No verão os alimentos estragam mais rapidamente, por isso, ao comprar verifique se frutas e legumes não estão amassados, batidos, manchados, e atente ao prazo de validade. Alimentos malconservados podem levar a surtos alimentares por bactérias, como: Salmonelas e Stafilococcus aureus; tome cuidado na preparação de alimentos e mantenha sob refrigeração saladas, carnes e molhos à base de leite e ovos. Evite comer comidas que ficam muito tempo na geladeira, ou guardados por mais de uma semana.
Procure se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo sem fome, dê preferência para frutas da estação ou suco de frutas, evite ficar muito tempo sem se alimentar.
Quando saímos do nosso ritmo normal acabamos exagerando o que pode ser prejudicial, se possível procure manter a sua rotina, caso não consiga, não exagere e procure descansar. Durma pelo menos 8 horas diárias para que seu corpo e a sua mente possam descansar. A falta de sono ocasiona, enxaqueca, olheiras, nervosismo e estresse.
Procure se exercitar, mas, não se esqueça de se hidratar, e usar roupas leves e confortáveis, pois, através do suor perdemos, líquidos e sais minerais essências ao organismo, e a perda destes nutrientes leva à desidratação. Deixe para fazer exercícios físicos ao fim da tarde.
Divirta-se, mas, com bom senso, sem exagero. Tenha em mente que o equilíbrio é fundamental para uma boa saúde.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.