A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Após sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil no último dia 29/03, foi definido que o adversário do Maringá Futebol Clube será o Flamengo. As datas ainda serão confirmadas pela CBF, mas já sabemos que o jogo de ida será entre os dias 11 e 13 de abril, e o jogo da volta entre os dias 25 e 27 do mesmo mês. O mando de campo do jogo de ida é do Maringá, e a decisão será no Maracanã.

A título de curiosidade, o Flamengo já jogou no estádio Willie Davids na Copa Brasil em 1977 que mais tarde vem a ser o atual Campeonato Brasileiro. Nessa época, quem estava em campo era o antigo Grêmio Maringá que perdeu a partida por 1 a 0. Dois times de Maringá também já jogaram no Maracanã, o Grêmio Esportivo Maringá e o Grêmio de Esportes Maringá. O primeiro jogou em 1969 contra o Nacional de Manaus. A decisão foi assistida por 120 mil pessoas no Rio de Janeiro. O jogo terminou com a derrota por 1 a 0 pelo Campeonato Nacional Centro/Sul x Norte/Nordeste. Esta partida também serviu como preliminar do último jogo da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de 1970, contra a Venezuela. O Grêmio de Esportes Maringá também foi derrotado em 1979 no Maracanã pelo Botafogo por 1 a 0.

Jogar contra um time como o Flamengo é assumir uma responsabilidade gigantesca por conta do peso da camisa rubro-negra. Os títulos atuais demonstram isso: Campeão da Copa do Brasil (2022) e Campeão da Libertadores (2022), além de estar disputando a final do Campeonato Carioca em 2023.

Foto: Fernando Teramatsu/MFC

O técnico Jorge Castilho em entrevista coletiva no dia 29/03, disse sobre ser um jogo que definitivamente levará o Maringá Futebol Clube a um cenário nacional fazendo com que todos conheçam a equipe. Também relatou estar preparado e já pensando na primeira partida em casa.

“É importante para a cidade e para nós também enfrentar um time desse nível, importante jogar o primeiro jogo em casa, pois consegue de alguma forma construir, ou tentar construir o resultado”, relatou o treinador.

O calendário do Flamengo para os próximos dias é extenso e vai exigir da equipe muito preparo físico e mental. Isso pode ser o primeiro ponto a favor do Tricolor que, no presente momento, só tem a Copa do Brasil para pensar e focar com força total.

Os jogos do Flamengo para os próximos dias: 01/04 – Final do Campeonato Carioca: Flamengo x Fluminense; 05/04 – Copa Libertadores: Aucas x Flamengo; 09/04 Final do Campeonato Carioca: Fluminense x Flamengo e, entre os dias 11 e 13 de abril a Copa do Brasil contra o Maringá Futebol Clube. Ou seja, o intervalo de recuperação entre um jogo e outro é muito curto e pode ser o primeiro indicativo em benefício do Dogão.

O estádio Willie Davids tem capacidade de receber uma partida desse porte?

Em entrevista coletiva no dia 29/03, Clerio Junior, CEO do Maringá, afirmou que “embora seja um estádio antigo, tem condições de receber esse público. Tanto é que viemos demonstrando isso ao longo das duas últimas temporadas.” Relatou ainda que existe uma conversa quase que diária com a prefeitura de Maringá para solucionar alguns problemas, dentre eles, a liberação da parte que está interditada. Afirmou também sobre a equipe estar em prontidão para atender essas e outras demandas.

Seguiu dizendo a respeito da capacidade máxima do estádio na qual gira em torno de 14.000 pessoas, e reforçou que esse público é mediante o uso das câmeras de segurança, segundo o estatuto do torcedor. Na ausência desse conjunto de câmeras, existe uma redução da capacidade do público para menos de 10.000 pessoas. Dessa forma, concluiu dizendo que existe uma capacidade física de 14.000 pessoas, porém, com a condição do monitoramente das câmeras conforme o estatuto do torcedor.

Sobre a compra de ingressos

É preciso reconhecer e destacar a magnitude do Flamengo no mercado brasileiro, assim como no cenário mundial. Diante disso, o Maringá Futebol Clube recebeu algumas propostas de vendas de mando de campo como, Londrina, Brasília e Teresina. Com a venda, o clube ganharia em torno de 5 milhões de reais, o que contribuiria para o investimento na Série D deste ano e para 2024. Essa possibilidade foi descartada, uma vez em que não foi considerado justo com o torcedor, com a imprensa e os moradores maringaenses não realizar o jogo na cidade de Maringá. É uma das missões do clube desde 2017 buscar a identificação com o torcedor da região, e as últimas temporadas, em destaque a de 2023, apontam isso devido a uma das maiores marcas de público do Paraná no Willie Davids.

Diante desse contexto, o clube precisa faturar para poder investir em estrutura e contratações, pois é uma forma de ajudar o time a crescer. Nesse sentido, é normal e justo que exista um aumento considerável no valor dos ingressos comercializados até agora. É importante destacar que o aumento será condizente com o praticado no Brasil com jogos desse alcance.

 Como ainda, até a elaboração desde artigo, não saíram as datas oficiais das partidas, não há informações sobre os valores dos ingressos. Mas, já pode-se adiantar que primeiramente a venda será aberta para os sócios dos planos básicos e posteriormente para o público em geral.

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.