A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

A equipe maringaense foi derrotada nas penalidades no último sábado (05/08) no estádio Willie Davids pelo Camboriú FC com o placar final de 5 a 6.

Um dos motivos a iniciar a escrita nesta coluna foi o Maringá FC, isto é, meu material de trabalho sempre foi a trajetória do clube nesta temporada. O placar final do jogo que eliminou o tricolor no tempo normal foi de Maringá FC 1 x 1 Camboriú FC. Já nas penalidades, o placar foi de 5 a 6.  O jogo de ida tinha sido um empate em 0 a 0.

Todavia, a temporada do Maringá FC foi brilhante, histórica e gigante! O tricolor ganhou grande destaque e notoriedade no cenário nacional ao enfrentar e vencer o Flamengo em casa na terceira rodada da Copa do Brasil - jogo 1 de 2, em que o placar final foi de Maringá FC 2 x 0 Flamengo. O ano de 2023 certamente será lembrado pelo torcedor maringaense como aquele em que o clube venceu a equipe rubro-negra! Ainda que a partida de volta tenha sido desastrosa com o maior saldo de gols tomados na história do Maringá FC, a trajetória do time em toda a Copa do Brasil foi exímia e digna dos mais potentes elogios ao treinador Castilho e seus jogadores.

Foto: Odair Figueiredo

Escrever sobre a temporada de 2023 do Maringá FC destacando a Copa do Brasil é importante para entender todo o contexto até a sua eliminação. Foi a partir desta competição que a história do Maringá FC em 2023 começou a mudar drasticamente. Até então, no Paranaense, o tricolor tinha tido uma campanha exemplar chegando a semifinal da competição quando perdeu nos dois jogos (ida e volta) para o Athletico Paranaense. Encerrou a primeira fase em 4º lugar com 21 pontos, 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em 11 jogos.

A partir do confronto de volta da Copa do Brasil contra o Flamengo no Maracanã, alguns dos melhores jogadores foram emprestados a outras equipes. Os reforços que vieram logo em seguida não corresponderam ao nível técnico daqueles que saíram. Nesse sentido, o técnico Jorge Castilho teve dificuldades em montar um novo time com as peças que tinham a sua disposição. A partir da competição do Campeonato Brasileiro série D, acompanhamos um time mais limitado fisicamente e tecnicamente, porém, conseguir o resultado positivo para a classificação entre os 4 primeiros, era o objetivo principal, e isso foi conquistado. O que levou o Maringá FC ao seu dia derradeiro foi o que o acompanhou durante todo o torneio, isto é, o ataque. Com uma das melhores defesas de seu grupo, e do campeonato – 8 gols sofridos, a equipe tricolor tinha o pior ataque obtendo apenas 13 gols marcados.

 No entanto, é importante salientar que uma partida de futebol é extremamente pesada aos jogadores, pois, estão expostos a erros, julgamentos da torcida, equipe técnica, diretoria. E, isso triplica em dias de decisão e cobranças de pênaltis, como foi o caso da eliminação do Maringá FC que possui um retrospecto ruim de eliminações nas penalidades: em 2014 e 2015, ambos pelo Londrina no estádio Willie Davids. Convém destacar a belíssima atuação da torcida durante toda a temporada que sempre apoiou e empurrou o time até o fim!

O Maringá FC se despede do sonho ao acesso a série C em 2023 com vários pontos a serem revisados e reavaliados para a próxima temporada em 2024, onde felizmente, terá calendário cheio: Paranaense, Campeonato Brasileiro série D e Copa do Brasil.

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.