ENXOVAL DO BEBÊ X ENXOVAL EMOCIONAL
O mundo da gestação é permeado por inúmeros gastos, alguns legítimos e necessários, outros envolvidos pela cultura do momento. Quando a mulher se descobre grávida, os pensamentos dela geralmente são direcionados a imaginação e realização do tão sonhado enxoval do bebê. Qual vai ser o tema do quarto? E o chá revelação? Qual vai ser a roupinha da maternidade? E as fotos de gestante? Será que preciso de um maquiador para hora do parto? Quem sabe fazer o enxoval em Miami!?
Muitos são os desejos desses pais de poder proporcionar uma vida confortável para seus fillhos, tanto que se preocupam em comprar muito mais que o necessário para um bebê que acabou de nascer. E nessa busca frenética em prover um enxoval “master”, acabam esquecendo de preperar a si mesmos para a chegada dele.
Em muitos casos aquele carrinho ‘high tech’ que você mandou trazer do exterior, nem vai ser usado nos primeiros meses porque as famílias costumam ficar mais resguardadas com seu bebê em casa, em especial em tempos de pandemia. O quartinho em que foi pensado cada detalhe, talvez demore a começar a ser usado, porque a mãe pode se sentir mais segura com seu filho dormindo no berço em seu quarto. Então quando esse bebê chegar, o que ele vai realmente precisar vai ser dos seus pais, mas talvez eles ficaram tão envolvidos em preparar coisas para sua chegada, que esqueceram de se preparar para a chegada desse pequeno ser. E quando a realidade, geralmente no puerpério vem, pode gerar alguns tipos de crise, que não foram nem imaginadas por esse casal durante a gestação.
Algumas mulheres ficam preocupadas que seu relacionamento seja afetado negativamente com a chegada desse bebê. Podem se sentir desapontadas consigo quando veem que a amamentação não é tão fácil quanto parece, além disso a comparação com outras mães quanto ao seu maternar e o corpo pós parto podem levar essa mulher a desenvolver uma depressão. Ainda, o fato da mãe ficar voltada inteiramente para seu filho, se esquecendo do companheiro, pode levar a crises no relacionamento conjugal. Tudo isso são coisas que podem dificultar todo esse momento de vida.
Você já ouviu falar do termo ‘enxoval emocional’? Ele diz respeito a uma preparação emocional dos pais para a chegada desse bebê, que incluí possivelmente os avós também. Por meio do Pré-Natal Psicológico se reduz as chances de a mãe vir a desenvolver uma Depressão Pós Parto, fortalece o vínculo conjugal e a tríade mãe-pai-bebê. Ajuda esses pais a sair do mundo da parentalidade idealizada, os trazendo para a possível. Além de fornecer informações prática e uma preparação para o momento do parto.
Eu sei que nós demonstramos amor dando coisas materiais também e que seu filho vai precisar de muitas delas, mas acima de tudo, ele vai precisar de pais que estejam bem para recepcioná-lo nesse grandioso mundo em que ele irá fazer morada!
Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Psicóloga Perinatal/Obstétrica
CRP 08/30339
@gestarpsicologia