A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sinais atuais da era do antropoceno


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 24/02/2025
  • Compartilhar:

Quando destaco o tema referente à atualidade do Antropoceno, nesta nova exposição de ideias, descrevo o Antropoceno como o termo que designa uma época geológica própria de nosso momento atual, marcada pela ação humana como a principal responsável pelas alterações e desequilíbrios ambientais, afetando nosso planeta Terra destrutivamente.

Pode-se caracterizar o Antropoceno, a partir de três fatores principais: 1- Inicialmente, a partir do acelerado progresso tecnológico, ocorrido a pós a primeira Revolução Industrial. 2- O intenso crescimento de grande parte da população mundial, causado pelas melhores condições de alimentação, saúde e higiene da população em diferentes pontos na Terra. 3 – Finalmente, mas não menos importante, a multiplicação da produção e do consumo mundial, acarretando na intensificação da exploração, utilização e gastos dos recursos naturais.

O Antropoceno, encontra-se em andamento intensivamente, como demonstram os sinais ambientais e climáticos, apontando as alterações e agressões nocivas causadas ao meio ambiente. Afinal, todo o crescimento e enriquecimento da maior parte da população humana, ocorreu e ocorre, às custas do empobrecimento e desequilíbrio ecológico ambiental. Assim as atividades humanas exploratórias de enriquecimento e crescimento humano, ocorreram e permanece ocorrendo, sob o sinal cada vez mais presente de destruição da Biocapacidade do nosso planeta Terra.

Neste quadro, se pode apontar que a extrapolação inconsequente da atividade exploratória e predatória humana, cresce diariamente e como resultado de tal ação predatória, pode causar a destruição de toda a estrutura ecológica que ainda sustenta a vida em nosso planeta. Pode se perceber claramente, os sinais das alterações climáticas próprias do Antropoceno, como no caso de nosso clima no Brasil atualmente: calor extremo e pouca chuva em nosso atual verão em partes do país ou regiões sofrendo com chuvas intensas, em outras regiões brasileiras. Em outras regiões do planeta, como no Japão e EUA, neve de modo excessivo e destrutivo, com temperaturas baixíssimas.

De acordo com esta situação, os sinais do Antropoceno, estão demonstrando a existência de uma dívida humana para com a Natureza, que só faz aumentar, o que acarreta na intensificação da degradação ambiental, situação causada por nós, que pode  levar à destruição da nossa base ecológica planetária da vida como um todo, inclusive e inevitavelmente a da própria vida humana, que ainda se acha inatingível pelas consequências de sua ação predatória, própria do Antropoceno atual, ameaçando de extinção, as condições da vida em sua totalidade, em nosso planeta Terra.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.