A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


UniCuritiba lança cartilha sobre os direitos dos afegãos no Brasil


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 26/01/2022
  • Compartilhar:

Iniciativa é da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e contou com a participação de seis estudantes voluntários no trabalho de pesquisa e tradução

Com o objetivo de auxiliar grupos afegãos recém-chegados ao Brasil em projetos de ajuda humanitária, o UniCuritiba disponibiliza uma nova cartilha dedicada a esse público. Focado nos diretos dos afegãos no Brasil o projeto foi desenvolvido no mês de dezembro, período que celebra o Dia Internacional dos Migrantes.

Iniciativa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – a cartilha foi editada nas versões português e inglês pelos estudantes brasileiros. Em breve, o conteúdo estará disponível na língua pashta também. A tradução foi feita por um voluntário que vive no exterior.

A professora de Direito Internacional Público e Privado, Michele Hastreiter, coordenadora da Cátedra, explica que a cartilha teve como ponto de partida a recente concessão de visto e possibilidade de residência em caráter de acolhida humanitária para nacionais afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação no Afeganistão.  “A condição de visto facilita o refúgio para os afegãos e, dada a necessidade e a urgência da situação, nos mobilizamos para o lançamento da nova cartilha”, diz.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello já disponibilizou outras cartilhas para imigrantes e refugiados em diversos idiomas. Além de duas edições da cartilha Direitos dos Imigrantes e Refugiados em tempos de Covid-19, há ainda publicações sobre os direitos dos venezuelanos e dos haitianos. Os materiais podem ser acessados gratuitamente em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.

Os estudantes do UniCuritiba também ministram aulas de língua portuguesa para refugiados e imigrantes, aos sábados pela manhã, gratuitamente. A atividade é realizada por meio de uma parceria do curso de Relações Internacionais com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.