A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Segundou com “S” de socorro!


Por: Samia Tozzo
Data: 10/10/2022
  • Compartilhar:

Muita gente tem pavor de segunda-feira. Mas... por quê?

Pelo fato de que as pessoas não são felizes com o que fazem!

“Algo de errado não está certo” no seu cotidiano. Seja algum colega, seja o chefe, sejam os clientes... E fica aquele sentimento de "um dia vou me livrar disso tudo", "vou fazer algo que me faça feliz". O problema é: Sempre existirá uma pedra no caminho. Mesmo pra quem tem o próprio negócio, sempre terão altos e baixos, dores e delícias. Então independente de onde esteja, é importante saber ressignificar as coisas que acontecem ao seu redor. O primeiro passo é sempre procurar enxergar algo bom em tudo que acontece, por mínimo que seja. O segundo passo é o diálogo e a transparência: se algo está incomodando, fale! Você não é obrigado a guardar pra você o que te faz mal! Então sempre fale, com respeito, mas fale! E o terceiro passo é, se nada resolver, não tenha medo de mudar, de sair da sua zona de conforto e procurar algo que te faça bem! E isso não é desistir, é parar de perder tempo com o que não soma.

Entendo que algumas circunstâncias não permite a mudança. Então vamos olhar para um exemplo em ambiente organizacional: "meu gestor é difícil e não reconhece seus erros, não sabe ser educado com ninguém". Se ninguém dizer isso a ele, nada vai mudar. A maioria das pessoas tem medo dos gestores e isso é algo que não devia existir. Deve-se haver sempre respeito, mas nunca medo. Se eu pudesse dar algumas dicas, seriam essas:

Gestor: você precisa do seu colaborador! E não é porque tá cheio de gente procurando emprego que você deve descartá-lo. É muito melhor garantir o conforto dele dentro da sua organização. Saiba que colaborador feliz é muito mais produtivo e manter seus colaboradores é muito mais barato do que contratar um novo a cada 3 meses. Seja um gestor em quem os colaboradores confiam e gostem da presença, e não aquele quadrado que ninguém confia e param de falar quando chega. 
Colaborador: não tenha medo de expor os problemas do ambiente organizacional ao gestor, pois o que te atinge, atinge todos os demais e atrapalha no funcionamento da empresa. Você tem esse direito! Além disso, exerça sua função dando o melhor de si! Cada colaborador, desde o mais baixo nível hierárquico à gerência são peças fundamentais da empresa e são MUITO importantes! Cada um tem o seu valor!
Se cada um fizer a sua parte, o ambiente organizacional pode ser muito mais feliz e produtivo!
É possível ser feliz em qualquer trabalho! É possível mudar a realidade que temos atualmente nas organizações e cada um pode fazer sua parte. O diálogo e a humildade são os principais caminhos. Que tal tentar?

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.