A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Estudando o comportamento do consumidor


Por: Samia Tozzo
Data: 17/10/2022
  • Compartilhar:

Quando estudamos o consumo e o consumidor, não devemos nos restringir apenas ao que é consumido e porque é consumido, pois diversos fatores estão envolvidos. É muito óbvio dizer que se consome por uma necessidade ou por um desejo, mas quando sabemos o que desenvolve essa necessidade ou o que desperta esse desejo, podemos estudar mais a fundo tudo o que cerca o ato do consumo. 

Vivemos em um mundo capitalista onde o consumo é regra. Seguimos tendências, buscamos status, satisfazemos desejos e suprimos necessidades através do consumo. Por isso, o estudo do comportamento do consumidor engloba a economia, sociologia, psicologia, antropologia e estatística. Não há como fugir do estudo econômico, uma vez que o consumo envolve capital na compra. Sociologia no estudo do comportamento do consumidor aponta os incentivos sociais que o indivíduo recebe para buscar determinado produto. As tendências do consumo são grandes influenciadoras no meio social. Já o desejo, a satisfação pessoal, o prazer pessoal são fatores psicológicos decisivos ao consumo.

Segundo Campbell (2006), “consumir um produto buscando prazer emocional significa que a compra foi motivada não somente pelos benefícios funcionais ligados a atributos técnicos da mercadoria, mas, sobretudo, pela vontade do consumidor vivenciar uma “emoção” por meio dela. O termo “emoção” pode ser entendido aqui como sentimento intenso de prazer não ligado à funcionalidade básica do bem comprado, sentimento que culmina no “desejo” (“querer” intenso) por aquilo que gerou tal emoção.” 

Também não podemos descartar o desenvolvimento humano em relação ao consumo ao longo dos anos. A forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo, a forma como o consumo ganhou espaço e importância cada vez maiores na vida do homem. Para isso, o estudo do comportamento e desenvolvimento humano (antropologia) se associa ao estudo do comportamento do consumidor. 

E porque estudamos o comportamento do consumidor? Para que tenhamos jogadas mais assertivas de bens de consumo que sejam aceitas e desejadas por estes consumidores. Tudo o que é produzido ou ofertado precisa ser direcionado ao perfil de compra/consumo e quando conhecemos nosso consumidor, é muito mais fácil seduzi-lo para induzi-lo ao consumo.

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.