Setembro vermelho: proteja seu coração através da alimentação
O Setembro Vermelho é o mês dedicado para a prevenção às doenças cardiovasculares, e tem como meta diminuir os números de casos de infarto, derrames e outras complicações cardiovasculares.
Uma alimentação saudável aliado à prática de exercícios, visitas regulares ao médico, e mudanças de hábitos, tais como: parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, pode prevenir doenças cardiovasculares, que infelizmente têm feito muitas vítimas em todo mundo, inclusive no Brasil.
O Instituto Lado a Lado pela Vida, elaborou um guia de conscientização sobre a saúde do coração, e traz alguns alimentos que não podem faltar na sua cozinha, são eles:
Coma abacate, ele é rico em gordura monoinsaturada e contribui para a diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumenta do HDL (colesterol bom).
A Aveia é rico em fibras e também ajuda a diminuir o LDL.
O Azeite de Oliva extra virgem, é saboroso, e rico em gordura monoinsaturada e antioxidante retarda o envelhecimento cardíaco.
Coma castanha-do-pará e nozes, são ricos em selênio e possuem grandes quantidades de gorduras insaturadas e poli-insaturadas com ação antioxidantes ajudando a diminuir o colesterol ruim, prevenindo doenças como hipertensão. Porém, devem ser consumidos com moderação.
Coma frutas vermelhas e roxas (framboesas, amoras, uvas, blueberry, açaí e morango), elas são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios. A casca da uva é rica em antioxidantes, então, deve ser consumida com a casca.
Coma sardinha e salmão, são ricos em ômega 3 e pobres em gorduras saturadas, o que protegem o seu coração diminuindo o risco de você desenvolver um possível infarto e outras doenças.
A quinoa, possui muitas fibras e auxilia no controle do colesterol total.
A Semente de Linhaça é rica em fibras e ômega 3 e 6, atua como protetor cardíaco e controla o colesterol ruim.
Coma tomate, ele é uma fruta rica em fibras e licopeno, é antioxidante e limpa nossas artérias e ainda bloqueia os radicais livres.
O guia ainda sugere alimentos que devem ser deixados de lado ou reduzir o consumo:
Diminua a ingestão de açúcar porque em excesso ele pode te engordar, causar diabetes e lesionar suas artérias, prefira açúcar mascavo ou o demerara.
Chá preto, café e refrigerantes tem em sua composição cafeína, que pode causar aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, então, diminua a quantidade.
Evite farinha branca que é utilizada para fazer pães, doces e massas, pois, elevam as taxas de açúcar no sangue, ou seja, pode causar diabetes, prefira a versão integral.
Evite gordura saturada encontrada em carnes vermelhas gordas, frituras, alimentos industrializados, embutidos, pães e bolos com muitos recheios e gordurosos, leite integral, cremes e molhos. A gordura saturada é inimiga do coração.
Evite sorvetes, chocolates, molhos prontos e margarina eles contém em sua composição gordura trans, essa gordura deixa os alimentos mais saborosos, porém podem causar AVC, acidente vascular cerebral e entupimento dos vasos sanguíneos.
Evite sal e alimentos com grande quantidade de sódio como os embutidos, pois o sódio em grande quantidade pode elevar a pressão arterial, endurecer as artérias e prejudicar os seus rins, aumentando as chances de infarto e derrame.
Cuide da sua alimentação, tendo uma dieta saudável, você estará ajudando o seu coração a bater no ritmo certo, ele merece toda a sua atenção e o seu cuidado.
Proteja o seu coração e viva mais.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.