A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Água: o elixir da beleza e da boa saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 02/06/2021
  • Compartilhar:

Fonte inesgotável de vida, a água, deveria ocupar um espaço maior, em nossas vidas. Embora ela tenha uma composição simples, 2 átomos de hidrogênio e apenas 1 de oxigênio, ela faz milagres no nosso organismo, como um todo. Sem ela, desidratamos e murchamos, feito flores. Dependemos dela, para viver.

            Nosso organismo é composto de 70% de água, assim, devemos manter esta mesma quantidade, para que ele possa funcionar com perfeição. Mas, infelizmente, não é isso que acontece. Seja por causa da correria do dia a dia, esquecimento, e ou por questão de gosto, não bebemos água, na quantidade correta.

            Ora, quando sentimos sede, quer dizer que, o seu organismo já está no limite. Embora sabedores da sua importância, não o fazemos. A todo momento perdemos água, através do suor, ao fazer nossas necessidades fisiológicas, entre outros.

            Vejamos alguns benefícios. Ela regula várias funções no nosso organismo, dentre eles: regula a pressão sanguínea; protege o coração, evitando infartos e derrames; regula a temperatura corporal; evita a desidratação; ajuda na digestão de alimentos; ajuda no trânsito fecal, evitando assim, constipações, prisão de ventre e gases; previne pedras nos rins; aumenta a resistência física de atletas, e ou trabalhadores que suam em abundância.

            Ela ajuda a emagrecer; protege os olhos contra ressecamentos, inflamações e infecções oculares; previne gripes e resfriados; ela faz uma faxina interna, limpando impurezas e eliminando toxinas que são prejudiciais ao organismo, evitando assim, futuras doenças.

            Atua como um poderoso hidratante, hidrata pele e mucosas. Você fica mais bonita ou bonito, a pele torna-se mais elástica, com brilho, firme e viçosa. Previne as indesejáveis rugas.

            Como não bastasse, ela também ajuda na concentração, no raciocínio e na memória, o cérebro funciona melhor.

            Engana-se aqueles que, pensam que devem beber água só no verão, não, é necessário beber em todas as estações, seja no calor ou no frio.

            Agora, a quantidade ideal, varia de pessoa a pessoa. Fatores como: idade, peso, se é esportista ou não, clima, podem influenciar. Por exemplo, se você estiver com febre, vômito ou diarreia, você precisará beber mais água, do que, uma pessoa que não apresenta tais sintomas.

            A cor da urina é um bom indicador e pode ajudar. A cor ideal é amarelo-claro.

Se ela estiver escura é hora de procurar um médico, de sua confiança.

            Em geral, 8 copos de água, ou 2 litros de água, estão de bom tamanho. Mas lembre-se, tome gradualmente ao longo do dia. Se você tomar tudo de uma vez, ao invés de fazer bem, pode provocar perda de sódio, no sangue.

            Algumas dicas podem ser úteis:

            Leve sempre com você uma garrafa de água, seja no trabalho, na escola ou na academia.

            Programe o celular para te avisar de 2 e 2 horas, existem aplicativos específicos que podem te ajudar.

            Beba 1 copo de água, antes das refeições.

            Se você tem dificuldade em beber água pura, você pode adicionar fatias de frutas como: limão, abacaxi ou laranja, se quiser.     

            Não espere ter sede para beber água, beba em pequenas quantidades, no decorrer do dia.

            Ela é de vital importância para a nossa sobrevivência, lembre-se sempre disto, sem ela, perdemos nosso vigor e brilho, secamos, envelhecemos antes da hora, e a nossa saúde aos poucos, se despede.

            Se sirva deste precioso elixir, dado por Deus. Beba água, e tenha mais saúde.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana

 

           

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.