A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


QUANTO MAIS SERVIMOS, MAIS SOMOS SERVIDOS!


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 08/10/2019
  • Compartilhar:

Voluntário, palavra derivada do latim voluntariu, pode ser entendida como alguém que age aprendizados, frutos de nossa vivencia de mais de três décadas como voluntário, compartilhando a definição que tenho usado: ‘’ Ser social e agente de transformação que trabalha, de forma não remunerada e prazerosa, visando o bem-estar da comunidade onde tem o privilégio de conviver.’’

Acredito que a maioria de nós já fez alguma boa ação, sem esperar nada em troca, ao longo da vida. Desde ajudar uma pessoa idosa desconhecida a atravessar uma movimentada avenida, passando por avisar alguém que sem perceber, esqueceu um objeto na mesa de um restaurante, até contribuindo em uma campanha cívica da nossa cidade.

Estudos científicos comprovam que para a maioria das pessoas que tem o privilégio de servir ao próximo e a comunidade, sentiram uma sensação ótima de bem-estar. Relatos apontam a melhoria da saúde física e mental, a abertura para conhecer novas pessoas e novas formas de trabalhar, o aumento da sensação de realização e do reconhecimento como alguém útil à sociedade. Ou seja, praticar o voluntariado pode ser entendido como uma atividade onde todos ganham.

Historicamente o voluntariado no Brasil é praticado desde 1543 com a fundação de Santas Casas de misericórdia.

Atualmente são milhares de instituições, nos mais diversos campos, que prestam serviços voluntários à sociedade, entre elas o OSB (Observatório Social do Brasil) um Sistema Integrado, com atuação em 17 estados em 144 cidades. É formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Estimasse que 1 em cada 10 pessoas que vivem no Brasil trabalham de forma voluntária, dedicando em média 6 horas semanais. Convido você, querido leitor e leitora, a verificar se você está entre os protagonistas que trabalham voluntariamente ou continua sendo expectador que investe em média três horas e trinta e quatro minutos por dia com as redes sociais. A resposta pode ser uma bela oportunidade para melhorarmos nossa bem-estar e de todos que conosco convivem. Vamos dar queremos, justo e ético para todos. E como prêmio, sentirmos aquela sensação maravilhosa de estar servindo para o bem comum!

Alerto que praticar o voluntariado apenas para incuir no perfil pessoal das res sociais não é voluntariado. É massagear o ego!

Venha conhecer nossa trabalho!


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.