Overbooking:saiba o que é e quais são seus direitos
Vamos falar sobre Overbooking, também conhecido como superlotação, uma prática muito comum na indústria de viagens. Basicamente, ocorre quando uma empresa vende mais do que sua capacidade real, ou seja, vende mais passagens do que o número de assentos disponíveis no voo. Isso é feito com a expectativa de que alguns passageiros não compareçam, permitindo que a empresa maximize sua receita.
Quando essa situação desagradável ocorre, a empresa aérea deve prontamente fornecer algumas alternativas ao passageiro, sendo: o reembolso integral do valor pago na passagem aérea, a realocação no próximo voo da companhia ou de companhia concorrente, ou até mesmo a remarcação do voo para data e horário que o passageiro preferir e sem custos extras.
Em caso de Overbooking, se o passageiro for realocado em outro voo e, ainda assim, chegar ao destino final com 4 (quatro) horas ou mais de atraso, ele tem direito a uma indenização por danos morais sofridos, já que, na maioria das vezes os danos não se resumem somente ao atraso no voo, mas envolvem também uma problemática relacionada aos compromissos que o passageiro teve de adiar, a diária do hotel que perdeu, além de todo o estresse causado pela situação.
É importante que os viajantes conheçam seus direitos em caso de overbooking e exijam que sejam respeitados. As empresas devem agir de forma transparente e oferecer compensação adequada aos passageiros afetados, garantindo uma experiência de viagem justa e satisfatória para todos.