A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Outubro Rosa: um movimento de puro amor


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 11/10/2019
  • Compartilhar:

Estamos em outubro e é neste mês que o Brasil e várias partes do mundo se dedicam ao Outubro Rosa, mês em que voltamos nossos olhares à prevenção do câncer de mama. 

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção, pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença. 

O Brasil se veste de rosa, iniciativas são tomadas, entre elas, monumentos como o Cristo-Redentor no Rio de Janeiro, o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo e a Catedral em Maringá são iluminadas de rosa. Várias pessoas exibem em seus peitos um laço rosa, símbolo da campanha, para lembrar da importância da prevenção e diagnóstico da doença.

Mais de nada vale todos esses esforços de incentivo, se você não se conscientizar da importância do toque.

Toque-se, não tenha vergonha ou receio de se auto examinar, através do toque é possível verificar algo diferente ou errado, como um caroço que não estava ali antes ou uma secreção no mamilo. Se notar algo suspeito procure ajuda profissional e faça os exames preventivos eles estão aí para ajudar.

Tanto o ultrassom de mamas quanto a mamografia é possível ver o tumor em fase inicial. Quanto mais precoce o diagnóstico mais chances de cura. Lembre-se disso.

“Pare! Você não precisa ser a profissional do ano, nem a mais culta, a mais viajada, mas como toda mulher, o que você precisa fazer é a mamografia. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre nós. Depois dos 40, procure um especialista e faça mamografia todos os anos”, alerta a modelo e atriz Luiza Brunet.

Você é especial, especial para a pessoa que está ao seu lado, pode ser seu marido, seus filhos ou seus pais, não seja egoísta eles precisam de você, e você deve estar saudável, então cuide-se.

O câncer de mama acomete tanto homens como mulheres a proporção é 1:100 ou seja para cada 100 mulheres 1 homem terá a doença.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor de mamas até 90 anos de idade. As chances de cura em caso de diagnóstico precoce chegam a 95%.

Alguns fatores podem levar a doença tais como: hereditariedade, maternidade tardia, ausência de gravidez, menstruação precoce e tardia, obesidade e sobrepeso, consumo de bebidas alcóolicas, sedentarismo, mães que não amamentaram, reposição hormonal por mais de cinco anos, colesterol alto, uso de contraceptivos orais por tempo prolongado.

Amamentar, ter uma alimentação saudável com pouca gordura, sorrir mais, não abusar de bebidas alcóolicas, manter o peso corporal e praticar atividades físicas, são algumas atitudes que podem ajudar na prevenção do câncer de mama. 

Suas mamas são únicas assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças e ficar alerta  para um sinal ou sintoma suspeito

A recomendação é que o autoexame seja feito mensalmente pela mulher a partir dos 25 anos, entre o quinto ao sétimo dia após o início da menstruação, pois neste período a mama sente menos os efeitos da progesterona.

As próteses de silicone não atrapalham o autoexame, devido à localização dos implantes, já no caso das mulheres que não menstruam mais, defina um dia do mês para realizar o autoexame.

 

Como fazer o autoexame?

- Observe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas.

- Em seguida, observe os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica.

- Depois, levante os braços acima da cabeça e observe se algo muda enquanto você faz esse movimento.

- Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor do mamilo com as pontas dos dedos, procurando por caroços.

- Você pode estender o movimento até a axila, onde também pode aparecer tumores.

Olhe, sinta e perceba suas mamas no dia a dia, é muito importante que a mulher conheça o seu corpo e observe suas mamas, seja no banho, no movimento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O que você deve procurar no autoexame são caroços endurecidos e indolores, alterações no formato dos mamilos e mamas recentes, pela avermelhada inchada, quente e retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, nódulos nas axilas e pescoço, saída espontânea de líquidos escuros dos mamilos.

Faça a mamografia, este exame é muito importante porque consegue identificar o Câncer de mama bem no início. Já a ecografia é outro exame muito importante que completa a mamografia.

Apertar a mama durante o exame é fundamental porque, somente assim, terá boa qualidade e permitirá enxergar as lesões bem no início. O exame pode ser desconfortável, mas ele pode salvar a sua vida.

A mamografia deve ser realizada uma vez por ano a partir dos 40 anos, agora aqueles que tem estória de Câncer de mama ou ovário na família, devem começar mais cedo.

Escute o conselho de Luiza Brunet “Com a saúde em dia, a mulher pode estar inteira emocional e fisicamente diante dos desafios que a vida impõe.”

Portando cuidar de você não é egoísmo, cuidar de você é um ato de amor para com você e para a pessoa que está ao seu lado. 

Cuide-se, Ame-se, Toque-se. 

Se tocando você pode salvar sua vida.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.