Outubro Rosa: prevenção e autocuidado suas maiores armas
A pandemia teve um impacto muito negativo para a saúde da mulher, só no Paraná, houve uma redução de 45 % no número de mamografias entre 2019 e 2020. Em 2019 de acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), foram realizadas 347.319 mamografias, já em 2020, foram realizados 191.043 exames. No mesmo período, o Papanicolau, exame citopatológico para detecção do Câncer de Colo de Útero, também houve uma queda de 47%.
Tanto o Câncer de Mama, como o Câncer de Colo de Útero, são os maiores causadores de mortes entre as mulheres, ambos têm em comum a prevenção e o autocuidado como maiores armas.
No Brasil, o Câncer de Mama é a primeira causa de morte entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Paraná pode chegar a 3.470 casos neste ano. O Câncer de Colo Uterino é o terceiro tumor maligno mais frequente no Brasil, e é a quarta causa de morte entre as mulheres. No Paraná são estimados 990 novos casos da doença no Estado.
Diante deste triste e preocupante quadro, a campanha do Outubro Rosa, precisa ser valorizada, divulgada e abraçada. Desde a década de 1990, quando foi criada, a campanha Outubro Rosa, várias entidades privadas e públicas têm vestido a camisa em prol da saúde da mulher.
O Governo do Estado Paraná, dia 4 deste mês, abriu oficialmente a 3ª edição da campanha Paraná Rosa, que tem como tema este ano “Cuide-se, ame-se, previna-se”, e promoverá várias ações como, a iluminação de prédios com a cor rosa, Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer, a Assembleia Legislativa e o prédio da Secretaria Estadual de Saúde, são alguns deles. Ações educativas e a ampliação de exames serão ofertados com o objetivo de promover a importância do autocuidado, e incentivar as mulheres a se prevenirem realizando exames.
Este ano, o Paraná Rosa, lançou uma Cartilha dos Direitos da Pessoa com Câncer e do Programa de Garantia de Qualidade das Mamografias, esta cartilha implementa os instrumentos de garantia da qualidade da imagem, do laudo e da dose de radiação empregada nos mamógrafos utilizados no Estado do Paraná. Você pode ter acesso as ações promovidas pela campanha, e de matérias informativos acessando o site do Paraná Rosa, www.paranarosa.pr.gov.br.
Times esportivos do Grêmio, Atlético Paranaense e Santos, vestiram sua nova camisa em apoio da campanha do Outubro Rosa, idealizada pela Umbro, a arte apresenta pixelização em forma de diamantes, e cada diamante representa uma torcedora, e todas juntas e unidas, são a força e a rede de apoio para que lutem e se previnam contra o Câncer de Mama.
O município do Maringá uma empresa da iniciativa privada, promoveu a venda de camisetas e parte do recurso e mais um dinheiro que eles próprios investiram, reformaram uma ala do Hospital do Câncer, compraram leitos novos e pintaram as paredes, trazendo mais conforto, alegria e esperança aos pacientes.
Uma loja de lingerie de Maringá idealizou um sutiã, para mulheres que fizeram mastectomia, ou colocaram próteses mamárias, o que aumentou a autoestima das pacientes desta terrível doença. Estes são alguns dos exemplos das ações que estão sendo feitas em todo o Brasil.
Vá ao médico, faça mamografia (exame que permite ver se há nódulos não palpáveis) e o autoexame, cuide-se, você é responsável pela sua saúde. Lembre-se que a mãe ocupa o lugar da rainha do lar e se ela adoece, toda a família adoece com ela. Então, se você ama sua família, não deixe para amanhã, cuide-se e proteja-se. O câncer de mama tem altas chances de cura, desde que descoberto no início e o tratamento é menos invasivo e traumático, ou seja, a mulher sofre menos.
É de extrema importância que a mulher conheça seu corpo. Se toque. A maioria dos casos, são descobertos pela própria mulher enquanto ela faz o autoexame, o exame deve ser feito depois da menstruação, que é quando a mama está menos inchada.
Se você notar algo suspeito como abaulamento, aspecto de casca de laranja, pele avermelhada inchada ou quente, alterações no formato dos mamilos e mamas recentes, nódulos endurecidos e indolores na mama e nas axilas, saída espontânea de líquidos escuros e sanguinolentos do mamilo, procure o médico, fique atenta aos sinais.
Faça mamografia anual a partir de 40 anos. Se tiver história familiar você deve começar a rotina de exames mais cedo.
Vá ao ginecologista fazer consulta anualmente, faça todos os exames necessários e retorne a ele para que ele possa avaliar seus exames. Não basta fazer exames, é necessário avaliar também, para ver se está tudo bem com você.
Cuidado! O Câncer é uma doença que age de forma silenciosa e traiçoeira, ele só está esperando você se descuidar.
Por isso, se ame, se cuide. A prevenção e o autocuidado são suas melhores armas.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.