O Professor e o Conhecimento
Indubitavelmente, o professor é um ator primordial para o processo de educar. Mas este educar vem acompanhado pela transmissão de conhecimento em várias e diferentes dimensões. A transmissão de conhecimento apresenta-se como tarefa que envolve muita responsabilidade para um professor.
O conhecimento, constrói e forma um ser humano. Permite que se liberte e escolha seus caminhos com mais sentido. O professor, enquanto transmissor de conhecimento, atua de modo semelhante a um escultor, visando construir uma belo modo de ser humano para que este exerça um bem viver.
O conhecimento e o educar, caminham juntos. Um não tem efeito sem o outro. O professor é a figura central para esta caminhada. Efetivamente, a arte de ensinar, representa também a capacidade de construir humanos ricos em conhecimento para o exercício de uma boa vida. Em comunidade. Nas relações sociais. Familiares e em todas as demais áreas da convivência humana. Conhecer é viver. A transmitir conhecimento para moldar o caráter, ultrapassa-se o mero viver, visando construir uma existência linda e efetiva moralmente, a partir do bem conviver do indivíduo consigo mesmo e especialmente com os outros. Convenhamos! Vale a pena traficar um bom conhecimento que efetive um bem viver.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com