A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O perigo dos fungos, o que fazer?


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 27/05/2021
  • Compartilhar:

Frio, dias cinzentos, noites nebulosas, chuva, pouca luminosidade e ambientes mal ventilados. Os raios solares que outrora reinavam, perderam a sua majestade e tímidos chegam até nós. Este cenário, favorece o crescimento de mofo e bolor, e com eles, vários problemas de saúde afloram.

            É inevitável quem nunca sofreu com bolor e mofo, eles podem aparecer em qualquer lugar, nas paredes, nos tetos, nas roupas e sapatos, nos alimentos, entre outros. Por mais que você deixe sua casa limpa e podem aparecer.

            Embora sejam semelhantes bolor e mofo, não são a mesma coisa. Os dois são causados por fungos, mas o bolor é o estágio inicial de cor cinza, e é fácil de ser removido; agora o mofo, já é um estágio mais avançado de cor cinza, esverdeado ou amarelado de difícil remoção, quando aparece pode ser que, ele já estivesse escondido por um longo período de tempo.

            Além de ser feio esteticamente, o mofo e o bolor, expelem esporos, que na verdade são sementinhas, muito leves e pequenas, invisíveis a olho humano, e que permanecem suspensos no ar por longos períodos de tempo, e podem viajar por longas distâncias, e se inaladas são muito prejudiciais à nossa saúde. Quando a pessoa sente o cheiro, é porque ela já está inalando e levando para dentro do seu organismo o esporo.

            Quando inalamos nosso organismo reage com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.

            Tanto um como o outro, podem agravar portadores de asma, sinusite e rinite. E podem ser causadores de doenças como a: pneumonite por hipersentibilidade que causam tosse e falta de ar, se entrarem pelos olhos causam rinoconjuntivite os olhos ficam avermelhados, lacrimejantes e inchados.

            Podem causar também: cansaço; vômitos e diarreias; perda de peso; dores de cabeça; queda de cabelo; perda de memória; Rachaduras e alergias na pele; tosse crônica com sangue; problemas de visão; perda de olfato; dores musculares; dores nos rins; urinar com frequência; tremores; depressão e ansiedade. E em casos mais graves até a morte. É verdade que algumas pessoas não são tão sensíveis a ação dos fungos, e têm sintomas leves, enquanto outras têm um comprometimento mais grave.

            Para evitar é necessário manter sua casa sempre limpa, arejada e sem umidade. Deixe o ar circular e a luz do sol entrar, mantenha janelas e portas abertas, mesmo em dias frios.

            Agora, a maioria das pessoas limpam as paredes e o s móveis de forma errada, não se pode encharcar um pano com uma solução e passar, desta forma você poderá espalhar os esporos pelo ar. A maneira correta é usar um borrifador. Com uma solução de água e água sanitária, borrife diretamente no mofo, espere uns segundos, a coloração do mofo muda, com uma buchinha retire o mofo, enxague em água corrente e repita se necessário o processo.

            Ao limpar a casa, não use vassoura, use aspirador de pó ou passe pano úmido embebido em uma solução de vinagre e água. Aliás o vinagre é ótimo para fazer a limpeza de sua casa.

            Sempre quando for limpar mofo e bolores use máscara e luvas para a sua proteção.

            Fique atento a rachaduras, infiltrações, telhas quebradas, calhas com sujeira.

            Para tirar mofo das roupas, use para roupas coloridas aplique sobre o mofo suco de limão esfregue delicadamente por 5 minutos, enxague e deixe secar. Para roupas brancas use 1 colher de sal com suco de limão e vinagre, e ou 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de detergente de louça e 50 ml de água sanitária e deixe de molho por 20 minutos.

            No couro limpe com pano molhado com vinagre de maça e depois hidrate com óleo de amêndoas.

            Deixe as portas dos armários de roupas e roupas de camas abertas para ventilar de vez em quando. As roupas devem ser guardadas somente quando estiverem completamente secas, nunca úmidas.

            Casacos devem ser guardados em sacos de TNT e não em sacos plásticos. Antes de usar os casacos que estavam guardados deixe no sol e higienize antes de usar.

            Nos armários use antimofo, como sílica em gel ou você pode também colocar giz de quadro em sacos de organza vendidos em lojas de aviamento, o giz absorve a umidade, troque sempre que estiver molhado.

            Em locais com muita umidade use aparelho desumidificador de ar. Neste caso, evite umidificadores de ambiente.

            Sempre deixe um espaço entre o armário e a parede.

            Mantenha sempre limpo o filtro do ar condicionado, pelo menos 1 vez por mês.

            Ao sair do banho, procure abrir a porta e a janela para arejar e evitar umidade.

            Eletrodomésticos como: cafeteira, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas devem estar sempre limpos e secos.

            Se você tiver em sua casa um sótão ou porão, não acumule coisas e limpe com frequência. Instale telhas de vidro no telhado, assim o ambiente ficará mais iluminado e aquecido.

            Não se esqueça, os fungos não são brincadeira, por isso limpe a sua casa, deixe sempre iluminada e seca.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana

 

 

 

           

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.