O poder curativo do silêncio
Vivemos em um mundo conectado, nossa mente está sempre recebendo informações sonoras e visuais, seja através de músicas, celulares e televisão.
Toda essa poluição afeta nossa vida emocional; nossa mente é invadida a todo momento com informações boas e ruins. Eu me atrevo a dizer que mais informações negativas do que positivas. Decorrente disso nos tornamos pessoas egocêntricas, nervosas, ansiosas, irritadas, impacientes e acabamos somatizando nossas emoções e surgem doenças tal como a doença do século, a depressão.
É preciso limpar nossa casa, varrendo o lixo acumulado do dia a dia, também é preciso limpar nossa mente, e o silêncio é o caminho.
“Há momentos em que a solidão é melhor do que a comunidade, e o silêncio é mais sábio do que a conversa.” afirma Charles H. Spurgeon ,o príncipe dos pregadores.
No silêncio podemos organizar nossas ideias equilibrando nossas emoções e isso traz paz interior. A paz interior por sua vez nos presenteia com saúde emocional tão importante e necessária nos tempos modernos.
A saúde não é apenas saúde física, ser saudável vai além. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.”
Quando paramos para meditar em silêncio, acalmamos a alma. O silêncio faz bem para a alma e para o espírito. Ficando em silêncio podemos pensar em nossas vidas e planejar novas ações com tranquilidade.
No silêncio também podemos ouvir a voz de Deus. Já pensou o quão importante é conectarmos com Ele? Sem Ele não somos nada e não dedicamos um tempo para ficar a sós com Ele meditando e agradecendo tudo que Ele nos tem dado. Somos ingratos e sofremos as consequências da ingratidão.
Pausas são necessárias. As pausas são usadas a todo momento; são usadas na música; através das vírgulas, são usadas quando redigimos textos para que possamos respirar e dar ênfase ao que queremos dizer.
Então, porque não parar um tempo para respirar e entrar em equilíbrio?
Tire um tempo para você e procure observar mais a natureza, mas você não precisa ir longe a um lugar paradisíaco para isso, você pode fazer em casa mesmo.
Acorde mais cedo, não corra para o celular ou ligue a TV; vá caminhar ou correr, mas sem música, apenas ouça a sinfonia única dos passarinhos , seja simpático, com um sorriso nos lábios; cumprimente as pessoas ou então contemple o sol por um instante, procure um lugar calmo na sua casa, com os olhos fechados e sentado , respire fundo, expire e inspire devagar várias vezes por alguns minutos, equilibre suas emoções, aproveite faça uma oração de gratidão a Deus; medite em sua palavra, tome seu café da manhã com calma.
Com certeza isso lhe trará muitos benefícios a sua vida e você será mais feliz.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.