Agosto Dourado: amamentar um gesto de amor, que vale ouro
Inúmeras são as vantagens do aleitamento materno, fato inegável, e a cada dia surgem mais descobertas das maravilhas e benefícios, que este precioso alimento, dado por Deus, traz ao bebê e sua mãe.
Mas quero falar sobre uma vantagem apenas, que sempre me encantou pela sua beleza e pureza, que é o vínculo materno-infantil.
Ao amamentar vários sentidos são usados, é um momento que a mãe e o bebê se conectam, sem uso de palavras, apenas pelo olhar e do toque.
Primeiro a mãe deve escolher um local calmo e confortável, e sem pressa, ela o acolhe e aconchega em seus braços, isto causa uma sensação de calor, proteção e segurança ao bebê, com o contato pele a pele, ele se sente acolhido e amado.
Mãe e filho trocam olhares e através deles se comunicam de forma pura e singela. O recém-nascido até os 4 meses enxerga cerca de 25 a 30 cm, que incrivelmente é a distância entre o olhar da mãe e do filho quando amamentado.
Enquanto a mãe amamenta, com um braço ela segura o bebê e com o outro, ela pode acaricia-lo, e o bebê como forma de agradecimento faz o mesmo, com suas pequenas mãos roça delicadamente o peito de sua mamãe.
O olfato também é usado, ele é o sentido mais aguçado e desenvolvido, este começa a funcionar ainda antes do bebê nascer, e para surpresa de muitos com os olhos fechados o bebê sabe onde está a sua mãe, sabe se ela está perto ou longe dele.
As mães adoram o cheiro de seu bebê, e ele por sua vez se sente acolhido, protegido e amparado.
Outro fator associado ao odor é que, o olfato é o sentido que mais está ligado às emoções e à memória, isto porque está localizado ao lado do sistema límbico no cérebro onde a memória é controlada; todos nós sabemos que as lembranças ligadas aos cheiros são mais intensas, razão pela qual é tão importante que o bebê sinta o cheiro de sua mãe.
O conforto e prazer deste momento ajuda na produção da ocitocina que é chamado de o ”hormônio do amor”.
Vale lembrar que, ao amamentar mãe deve evitar de usar perfumes, pois, pode atrapalhar no processo da amamentação, o bebê pode se recusar a mamar por causa do cheiro, além de poder causar uma alergia nele.
Quando o bebê está nos braços de sua mãe ele também pode ouvir e sentir os batimentos cardíacos dela, ele lembra de sua vida intrauterina, trazendo uma incrível sensação de paz e segurança.
Mas, não fique triste se por ventura você não possa amamentar, existem outras alternativas que podem ser usados para fortalecer este vínculo, tais como: dar colo, conversar com ele, cantar para ele. A hora do banho também pode ser uma hora maravilhosa para estreitar esses laços, entre outros. Você não é menos mãe por não poder amamentar.
Agora se você pode, porque não amamentar? Porque negar ao seu filho o direito a um alimento tão precioso?
Não desperdice essa oportunidade, amamente exclusivamente com leite materno até 6 meses, amamentar ainda é o melhor alimento que existe, cada gota vale ouro.
Amamente seu filho, amamentar é um gesto de amor, capaz de criar um vínculo tão forte que nunca será esquecido.