O Papa e a Doutrina Social da Igreja
O Catolicismo tem um novo Papa, Leão XIV, e seu nome desperta nos estudiosos da instituição cristã uma conexão com o pregresso Leão XIII, autor, dentre tantas encíclicas, da Rerum Novarum, onde se discute a questão dos operários no mundo moderno e se vislumbra uma alternativa viável tanto ao capitalismo liberal como aos projetos socialistas revolucionários.
Com a Rerum Novarum temos a consolidação da Doutrina Social da Igreja, que vislumbra, a partir dos próprios Evangelhos, ratificar no mundo moderno a defesa da dignidade da pessoa humana, do bem-estar familiar, do trabalho e da boa governança em nome da justiça social. Ou seja, a Doutrina Social da Igreja não é novadora, ela apenas relembra ao cristão católico o seu papel como membro ativo em um mundo em transformação técnica e seu compromisso com a solidariedade e com a probidade.
A Doutrina Social da Igreja é avessa ao liberalismo econômico pois esse se pauta pela competição, quando a Ética dos Evangelhos pressupõe cooperação, e ela também é avessa ao socialismo/comunismo, uma vez que tais perspectivas econômico-políticas são contrárias ao regime de propriedade privada dos meios de produção e, em vertentes revolucionárias, defendem a ruptura violenta com a ordem vigente.
A Doutrina Social da Igreja evoluiu consideravelmente no decorrer dos séculos XX e XXI, fortalecendo o compromisso da instituição cristã com a paz social, a justiça nas relações laborais, a defesa do bem-estar familiar, a condenação ao militarismo e ao armamentismo, o pagamento de impostos para o devido investimento social, a destinação social da propriedade privada, a proteção ambiental para preservação de nossa grande casa comum e ao papel do Estado como o grande mediador público para organização da vida social. Para a Doutrina Social da Igreja, não se trata então de Estado Máximo ou Estado Mínimo, mas um melhor Estado, eficiente, operado por cidadãos comprometidos com o progresso social. Se essas prédicas fossem de fato aplicados, viveríamos num mundo melhor com um futuro promissor para as próximas gerações. Pensemos nisso