A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mudanças operacionais do mercado de trabalho, atenção necessária


Por: Renato Nunes Bittencourt
Data: 15/08/2025
  • Compartilhar:

Com o crescimento do mercado digital, a informatização da economia e a grande indústria de serviços, passou a prevalecer uma falsa crença do empreendedor de si, o trabalhador que, mesmo explorado, acredita que é livre e que estabelece suas próprias metas profissionais, vendendo sua força de trabalho para empresas que lucram consideravelmente sobre os seus esforços diários.

Trata-se de um regime de precarização disfarçado de liberdade profissional, e essa precarização se caracteriza pela diminuição de direitos trabalhistas, diminuição do tempo de descanso, aceleração operacional, ansiedade para produzir cada vez mais, prejuízos nos cuidados de si etc. Os resultados imediatos são trabalhadores cada vez mais adoecidos, com grande risco de letalidade e que vivem sob constante estresse psicofísico. E há quem diga que trabalha enquanto você dorme! Na verdade, quem fala isso dorme enquanto todos nós estamos envolvidos totalmente no trabalho exaustivo, fato que aumenta o esgotamento orgânico com consequências graves para nossa subsistência.

É preciso que tenhamos o tempo livre aproveitado para o lazer, o descanso adequado e as atividades lúdicas, sem qualquer constrangimento moral por essa pequena liberdade em um estilo de vida estressante e tão exigente. Lutar pelos direitos trabalhistas conquistados por gerações no passado é um ato muito importante para a preservação da dignidade humana. Devemos sempre exigir mais direitos e nunca abrir mão deles. Cidadania também é trabalhar de forma decente, se alimentar bem, descansar o necessário, preservar a própria saúde.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.