A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O legado cristão e o socialismo ateu


Por: Luciano Rocha Guimarães
Data: 02/07/2024
  • Compartilhar:

O legado do cristianismo está, incontestavelmente, presente na história. Ele foi o responsável pela criação de leis contra o infanticídio, o abandono das crianças e o aborto no Império Romano (374 d.C.); contra lutas brutais até a morte nas quais milhares de gladiadores morreram (404 d.C.); contra a pena cruel de marcar com ferro em brasa o rosto de criminosos (315 d.C.). Também influenciou na reforma das prisões, separando prisioneiros do sexo masculino e feminino (361d.C.); no fim da prática de sacrifícios humanos entre os irlandeses, prussianos e lituanos, bem como em outras nações; na criação de leis contra a pedofilia; na criação de leis que davam direito de propriedade e conferiam proteção às mulheres; na proibição da poligamia; na proibição de queimar vivas mulheres viúvas na Índia (1829); no fim da prática dolorosa e deformadora de enfaixar os pés das meninas na China (1972).

E o que dizer das Universidades, dos hospitais, das escolas, da abolição da escravatura, dos direitos civis, da liberdade religiosa, da igualdade de todos perante a lei, da separação entre Igreja e Estado? Todas elas produções cristãs. Poderíamos elencar tantas outras contribuições, mas não caberiam aqui. E qual será o legado do comunismo marxista? Nas palavras de um estudioso do comunismo, Sílvio Pons: “O comunismo não deixou nenhuma herança ideal ou cultural, nem mesmo no Ocidente. Mas na China contemporânea vemos em ação a sua herança principal: a capacidade de dirigir a modernização como obra do Estado”.

Extremamente polido, penso que tal estudioso se esqueceu da esteira de mortes, perseguições, derrocada social e econômica que o comunismo promoveu nos países em que foi instalado. Veja, por exemplo, seu legado em Cuba. A cidade de Havana parece um postal do século XIX em ruínas. Seus prédios estão destruídos, suas ruas esburacadas, seus carros são da década de 1960, quando trafegam. Não há internet disponível para todos e os meios de comunicação são controlados pelo governo. Há um estado generalizado de penúria da população. Os produtos básicos da alimentação como pão, leite e carne, são racionados, onde cada família recebe uma cota mensal. Isso mesmo! A comida é racionada, levando a uma fome generalizada. Uma moradora confidenciou-nos que recebe um frango por mês para toda sua família. Os salários são ínfimos e independe da graduação, formação e desempenho. Todos ganham o mínimo necessário. Diante de tal situação, cabe-nos uma questão: será esse o modelo de vida que desejamos? Cuba é o modelo para o Brasil?

Portanto, quando os marxistas-socialistas-comunistas atacam o cristianismo, com suas mais sórdidas performances, atestam sua ignorância e hipocrisia, pois cospem no prato que comem, pois colhem os frutos e os benefícios do cristianismo que atacam e se esquecem da derrocada que promovem.

Luciano Rocha Guimarães


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.