A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O Batismo cristão, de Charles Hodge


Por: Fernando Razente
Data: 30/12/2024
  • Compartilhar:

“Batismo é um sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo significa e sela nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça e a promessa de pertencermos ao Senhor”

– C. Hodge, Teologia Sistemática, ed. Hagnos, São Paulo, 1a ed, 2001.

 

O livro Batismo cristão - imersão ou aspersão?, de Charles Hodge (1797-1878)  – publicado pela Casa Editora Presbiteriana em 1988 – é uma obra teológica marcante, refletindo a profundidade e a importância do pensamento reformado do autor. Publicado originalmente em inglês, como parte da tradição do teólogo presbiteriano americano do século XIX, o livro examina a doutrina cristã do batismo de forma rigorosa e sistemática, com ênfase na Teologia do Pacto.

A obra apresenta uma análise detalhada do sacramento do batismo, cobrindo análises gramaticais e históricas do vocábulo “batizar”, considerações sobre a relação entre a circuncisão judaica e o sacramento do batismo cristão, reflexões sobre a quem e como se deve batizar, concluindo com uma defesa vigorosa do pedobatismo[1] como administração do sinal visível da graça de Deus.

Como professor de teologia, Hodge oferece uma abordagem profundamente exegética, ancorando sua argumentação nas Escrituras, no estudo do contexto histórico e no testemunho de autoridades teológicas da igreja. Um aspecto característico do livro é o teor apologético de Hodge. Diferentemente de alguns pedobatistas modernos, Hodge demonstra profunda convicção no fato de que o batismo infantil é biblicamente orientado, e que a melhor forma de administrá-lo é por efusão ou aspersão, e negligenciar tal sacramento aos filhos de pais crentes é um sério pecado.

Para tanto, ele encara de frente e refuta com simplicidade e fidelidade bíblica argumentos credobatistas[2] e imersionistas.[3]  É digno de nota que Hodge – embora tenha sido um professor de teologia no Seminário de Princeton – escreve numa linguagem simples, direta e muito didática. Isso pode ser um facilitador para leitores que não possuem familiaridade com conceitos teológicos mais profundos.

Por outro lado, o livro é altamente relevante para pastores, líderes cristãos e estudantes de teologia, especialmente aqueles interessados na tradição reformada e o que ela diz sobre o sacramento do batismo do ponto de vista do pactualismo.[4] Ele oferece insights profundos sobre a importância de compreender e viver o batismo cristão de maneira que glorifique a Deus e edifique a igreja.

Certamente, Batismo cristão - imersão ou aspersão?, é uma obra rica e profundamente enraizada em uma teologia bíblica. O compromisso de Hodge com a fidelidade às Escrituras fazem desta obra uma leitura essencial para quem busca um entendimento mais profundo da natureza, alvo e modo de administração do batismo.

 



[1]O pedobatismo (Pedo, do grego “paidós”, sig. "criança”) é a prática de aplicar o batismo cristão às crianças, filhas de pais crentes, em comunhão com a igreja.

[2]O credobatismo (Credo, do latim, sig. “creio”) é a prática de aplicar o batismo cristão exclusivamente às pessoas que já demonstram condições de decidir intencionalmente por Jesus Cristo.

[3]Posição que defende que o sacramento do batismo só é adequadamente administrado se o batizado for imergido nas águas, isto é, for mergulhado completamente.

[4]Pactualismo ou Teologia da Aliança (também conhecida como Aliancismo) é uma visão geral conceitual, hermenêutica e bíblica, que se propõe à compreensão da estrutura geral da Bíblia, consistindo no uso do conceito teológico chave de “Aliança” como um princípio organizador geral para a teologia cristã. A forma padrão pela qual se organiza o pactualismo considera a história do relacionamento de Deus com a humanidade, desde a Criação, a Queda até a Redenção para a Consumação, sob o marco de duas abrangentes alianças: Aliança das Obras (antes da queda de Adão) e Aliança da Graça (após a queda de Adão).

Fernando Razente

Amante de História, atuante com comunicação e mídia, leitor voraz e escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.