A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Aruko e Maringá Futebol Clube empatam em 1 a 1 no primeiro dérbi entre as duas equipes

No último sábado (04/02) Aruko Sports Brasil e Maringá Futebol Clube se enfrentaram num dérbi histórico e inédito entre estas duas equipes. O mando de campo foi do Aruko, e o Willie Davids contou com um público de 4.708 pessoas que empurraram seus times nas arquibancadas do estádio. Nesta ocasião histórica, as torcidas poderiam estar distribuídas na área coberta e descoberta, a única exceção seria com a torcida organizada do Maringá, restringindo-a na área visitante. A última vez em que houve um dérbi na cidade foi em 5 de abril de 2017 pela segunda divisão do Campeonato Paranaense. Em campo estavam Grêmio de Esportes Maringá e Maringá Futebol Clube. Já pela primeira divisão, o extinto MFC enfrentou o Grêmio de Esportes Maringá em 1996.

Os dois times seguem com campanhas diferentes até aqui: O Aruko tem 4 derrotas, 1 empate e 1 vitória, ocupando o nono lugar da tabela. Já, o Maringá, tem 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas ocupando a quinta posição. 

 Um pouco da história de Aruko Sports Brasil e Maringá Futebol Clube

O Aruko foi fundado em 18 de dezembro de 2020 por Alex Santos, nascido em Maringá, ex-jogador que foi para o Japão estudar e jogar. 

O primeiro desafio do clube foi o Campeonato Paranaense pela terceira divisão disputado em 2021, na qual obteve uma das melhores campanhas da história da competição, colocando-os na Segunda Divisão do estado em 2022. Apesar da pouca idade da equipe, o clube contava com um público satisfatório nos jogos disputados no Willie Davids. Com 8 meses entre a primeira partida oficial e a última partida oficial, o Aruko chegava a elite do futebol paranaense. 

O Samurai Black, como é chamado, é o clube mais novo a garantir o acesso da terceira para a primeira divisão, com 527 dias separando as datas de fundação e do jogo que definiu a mudança de patamar, sem por isso ficar mais de 1 ano nas divisões menores.

O MFC foi fundando em 2010, e neste mesmo ano teve sua primeira conquista, a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense. Em 2011, chegou a disputar a semifinal da segunda divisão, mas o título veio apenas em 2013. Em 2014, estreou na primeira divisão com o nome atual, Maringá Futebol Clube, fez uma campanha excelente e chegou ao vice-campeonato colocando a cidade de Maringá em uma final do Paranaense após 33 anos.

Com a boa campanha no Estadual o time garantiu pela primeira vez a participação no Campeonato Brasileiro da série D. Porém, com dificuldades financeiras e técnicas, saiu na primeira fase da competição.

Em 2015, o Tricolor realizou mais uma boa campanha no estadual, terminando a primeira fase da competição em quarto lugar, no entanto, foi eliminado nas quartas de finais. Devido a sua boa campanha em 2014, estreou em 2015 na Copa do Brasil, mas perdeu a vaga para o Santos. No segundo semestre de 2015, conquistou a Taça Federação Paranaense de Futebol (Taça FPF). Com essa conquista, garantiu a vaga para a série D do Campeonato Brasileiro em 2016 pela segunda vez em sua história.

Foto: Fernando Teramatsu

Em 2016, devido a uma ruptura política interna que acabou refletindo em campo o time foi rebaixado no Campeonato Paranaense. No segundo semestre com a vaga garantida na série D, o clube não conseguiu a classificação para a segunda fase.

Em 2017, o time renasceu e garantiu a conquista dos títulos do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão no primeiro semestre, e a Taça Federação Paranaense de Futebol no segundo semestre do ano.

Em 2018, voltou a elite do futebol paranaense ficando em 5º na classificação geral. Na série D, o time garantiu pela primeira vez acesso a segunda fase da competição.

Em 2019, o clube foi novamente rebaixado para a segunda divisão, e em 2020, conquistou o vice-campeonato. Em 2021, o clube retornou a elite do futebol paranaense para se consolidar. Em 2022, o tricolor fez história chegando a final do Campeonato Paranaense. Em 2023, o clube tem vagas garantidas na série D e Copa do Brasil. O clube também foi semifinalista no Paranaense sub-20, ficando entre as 4 melhores equipes do estado e garantiu a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez na história, tornando-se a primeira equipe maringaense a disputar a competição.

Resumo do Jogo: Aruko 1 x 1 Maringá

Aruko e Maringá empataram pela sétima rodada do Campeonato Paranaense. O Samurai Black saiu na frente do placar no primeiro tempo com gol de Alex Nemetz. Aos 20 minutos da primeira etapa, o camisa 31, Vilar, foi expulso. Mesmo com um a menos, o Maringá conseguiu o empate nos acréscimos com gol de Calabres. O empate acabou tendo gosto de vitória para o Maringá devido as circunstâncias do jogo, garantindo um ponto a mais na tabela, já para o Aruko, ocorreu o oposto em função da sua campanha até aqui, já que possui apenas 1 vitória na competição. Com esse resultado, o Maringá está na quinta posição do Paranaense com 11 pontos ganhos e o Aruko na nona posição. O próximo jogo do Maringá será contra o Azuriz no dia 08/02 às 19h:15 no estádio Willie Davids. O próximo confronto do Aruko é contra o São Joseense também no dia 08/02, às 15h:30 no estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. 

 Simony Ornellas Thomazini é psicóloga e estudante de jornalismo.

 

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.