A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Não tomarás o nome de Deus em vão...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 04/03/2021
  • Compartilhar:

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7

Nos dias atuais, muitas pessoas se tornaram religiosas. Isso trouxe muitos benefícios para a sociedade, mas, como o ser humano é imperfeito, alguns problemas apareceram também.

Hoje vou falar sobre um costume que alguns religiosos têm de “decretar” vitória, “ordenar” bênção, “entregar” profecia, “revogar” pandemia e várias outras peripécias dessa espécie.

Jesus, ao ser provado no jardim do Getsêmani, pediu ao Pai que fizesse a vontade DELE, Lucas 22:42. Aí está um exemplo que devemos copiar e colar sempre que estivermos em dificuldade. Veja bem; Jesus, nosso mestre se sujeita a fazer a vontade de Deus e, nos dias atuais, os seres humanos ordenam a Deus que abençoe algo, revogue algo, faça algo. A impressão que tenho, às vezes, é que algumas pessoas imaginam que têm o poder de eliminar de Deus, o livre arbítrio...

Isso me parece um absurdo. Recentemente tive que contrariar uma senhora que se dizia bispa, ao vê-la “revogando” a crise do covid-19 no Facebook. Deus sabe o porquê das coisas. Ele sabe dos nossos sofrimentos com o covid-19. Temos orado, temos pedido que Ele tenha misericórdia de nós, nossos familiares, amigos e pessoas que estão sofrendo por causa dos transtornos do vírus.

Se nós que somos mortais temos conhecimento dessa crise, imagine Deus! É claro que Ele está vendo. Talvez nós não saibamos o porque de toda essa desgraça, mas Deus continua Senhor da história. Ele sempre será o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Deus não depende de meu conhecimento das coisas para cumprir os Seus planos. Nós somos limitados. Nosso conhecimento é limitado, nossa vida é limitada, nossa fé é limitada.

Precisamos ser acordados de nossos devaneios; as crises servem para isso. Talvez queiramos viver apenas essa vida, mas o plano de Deus é a vida eterna. É bem possível que, por falta de fé, alguns desejem apenas as realizações desta vida, mas a Bíblia, a Palavra de Deus, afirma que este mundo e as suas realizações passarão e quem obedece a Palavra de Deus permanecerá para sempre, I João 2:17.

Pois é, pela visão de Deus, sempre será necessária uma crise para que Seus filhos acordem. Antes da saída dos israelitas do Egito, vieram as pragas e a perseguição de Faraó. Antes da pregação do evangelho a todo o mundo, os discípulos de Jesus foram perseguidos e expulsos de Jerusalém. E, para quem estuda a Bíblia, está claro que, antes de vermos Jesus voltando nas nuvens do Céu para nos buscar, enfrentaremos muitas crises aqui na Terra.

Falando das profecias que algumas pessoas fazem pelo mundo a fora, a maior parte delas não se cumpre. Daí, o falso profeta, para não sofrer o dano do fracasso, coloca a culpa no fiel que, segundo ele, não teve fé para acreditar. Mas é preciso ter humildade e deixar Deus ser Deus. É claro que Deus não fará tudo o que pedirmos e não adianta afirmar que Deus falou, que Ele revelou; não adianta. Se o ser humano não reconhecer a soberania de Deus, não será uma profecia que mudará algo.

Profecia é coisa séria. Se o profeta falar e as coisas não se cumprirem, o profeta é falso, Deuteronômio 18:22. Não é prudente ficar decretando vitória, bênção e milagre, se o momento não é para milagre; a prioridade divina não é ficar divertindo o povo com sinais e prodígios. O plano de Deus é o preparo de Seu povo para receber Jesus, que vem em glória e majestade nos buscar.

Pode ser que saiamos ilesos dessa crise do covi-19. Se Deus assim permitir, aleluia! Mas se Ele tiver outros planos, aleluia também! Porque Ele é Deus e tudo o que Ele quiser fazer, está correto; Ele não erra. Isso sim que é fé!

Pode ser que queiramos a vitória o tempo todo, mas se a vitória não acontecer, glória a Deus! Jó não condicionou a fé que possuía à nenhuma vitória. Ele confessou a grandeza de Deus assentado num monte de cinzas e coçando os tumores do corpo com um caco de telha.

A crise de covid-19 continua tensa. Hoje, 03/03/2021, morreram 1840 pessoas no Brasil pelo coronavírus. Uma tragédia superlativa. Não sabemos como sairemos dessa luta, mas não percamos a fé.

Vamos continuar confessando a grandeza de Deus e crendo em Seus planos. Mesmo que não saibamos o fim da história, está certo que tudo vai ficar bem, porque Deus está no controle de tudo.

Talvez essa não seja exatamente a mensagem que gostamos de ler, mas glorifique a Deus, porque as coisas são simples assim. Ele já preparou um final bem melhor que aquele que sonhamos. Continue orando, crendo, estudando a Bíblia. Fortaleça a fé. Tudo vai ficar bem.

Um abraço.

 Pr. Carlos Roberto de Lima

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.