A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Medicina Tradicional e Medicina Integrativa


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 21/03/2024
  • Compartilhar:

Quando falamos de medicina, aqui estabelece uma prática milenar de prevenir, tratar e curar as pessoas de doenças. Podemos falar que é a ciência que estuda a saúde como um todo, prevenindo e combatendo as doenças.

Hipócrates é aclamado como o pai da medicina ocidental, essa que hoje temos utilizado, fala que o médico deve se dedicar aos estudar e deverá ter habilidades naturais, cultura, dedicação aquilo que faz, ter resistência física e emocional.

Essa medicina, vem sendo utilizada no Brasil desde o seu descobrimento. Hoje vamos um pouco além disso, pois temos algo que não é tão novo, e que se inicia com muita força e eficácia. A Medicina Integrativa.

A medicina integrativa é uma abordagem holística que combina tratamentos convencionais e alternativos para promover a saúde e o bem-estar. Ela reconhece a importância da relação entre médico e paciente e se concentra no indivíduo como um todo, incluindo aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Aqui estão algumas modalidades de tratamento comumente usadas na medicina integrativa:

1.   Acupuntura: Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para equilibrar o fluxo de energia ou “Qi”. É frequentemente usada para tratar uma variedade de condições, incluindo dor crônica, estresse e ansiedade.

2.   Reiki: É uma forma de terapia energética que envolve a transferência de energia universal (Reiki) através das palmas das mãos do praticante. Acredita-se que isso promova a cura e o equilíbrio energético.

3.   Homeopatia: Este método de tratamento iniciou na Alemanha com o médico Samuel Hahnemann, que desenvolveu esse sistema de medicina alternativa. Trabalhando normalmente com substâncias diluídas e dinamizadas. A homeopatia opera no princípio de “semelhante cura semelhante”, ou seja, uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável , após diluída e dinamizada pode curar sintomas semelhantes em uma pessoa doente.

4.   Florais: Os remédios florais são uma forma de terapia natural que usa a essência de flores específicas para tratar desequilíbrios emocionais e físicos. Eles são frequentemente usados para tratar questões como estresse, ansiedade e depressão.

5.   Produtos Naturais: Muitas farmácias vendem uma variedade de produtos naturais, incluindo ervas, suplementos e óleos essenciais, que podem ser usados para apoiar a saúde e o bem-estar. Lembrando que a diferença entre o veneno e o remédio pode estar na dose tomada. Temos que cuidar com as plantas, e somente usá-las com a certeza científica. Não usar porque um vizinho falou que é bom. Quando trabalhei no Centro de informações de intoxicações, verifiquei que uma mulher não morreu porque tomou duas plantas venenosas, e só não morreu porque uma era antagonista a outra, mas teve graves sequelas. Então temos que cuidar também na utilização de plantas.

6.   Yoga: É uma prática de filosofia milenar, de origem indiana, que visa a união do corpo, mente e espírito. Usando a meditação e posturas, para estimular o autoconhecimento e reconexão consigo mesmo. Essa prática pode levar a: melhorar a flexibilidade e força do corpo; aliviar dores musculares; promover um equilíbrio mental; produzir diminuição do estresse e ansiedade; permitir um sono de melhor qualidade; ter um melhor controle da frequência dos batimentos cardíacos.

7.   Auriculoterapia: Essa prática foi desenvolvida pelo médico francês Paul Nogier, na década de 1950, e decorre de um mapa de um microssistema com áreas reflexas na orelha. A proposta é que qualquer alteração em um determinado órgão ou parte do corpo poderá ser detectada e tratada pelo pavilhão auricular (nossa orelha).

8.   Aromaterapia:  É uma arte e ciência antiga, onde especialistas realizam a mistura de óleos essenciais obtidos da extração natural, para quando utilizado possa promover o equilíbrio,  a harmonia do corpo, mente e espírito.

No Brasil, temos que diversas práticas estão sendo aprovadas pelo Ministério da Saúde,  sendo que esse é o órgão que cuida de tudo relacionado a saúde da população, portanto se você está com necessidade de unir a medicina tradicional, com a medicina integrativa, consulte se essa prática escolhida está autorizada.

A medicina integrativa reconhece que a saúde e a cura envolvem mais do que apenas tratar os sintomas de uma doença. Ela busca tratar a pessoa como um todo, levando em consideração todos os aspectos de sua vida.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.