A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O trabalho na vida cotidiana


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 25/09/2025
  • Compartilhar:

Quando falamos essas palavras, “o trabalho”, podemos falar de várias coisas em nossa vida.

Vocês trabalham ou já trabalharam? O que é o trabalho para vocês?

Uma palavra bem simples de entender, mas que leva a várias situações em nossa vida.

Podemos falar que o trabalho é um conjunto de atividades, criativas ou produtivas que o homem realiza para alcançar um determinado fim. Pode ser remunerada ou não.

Então vamos esmiuçar esse conceito. O mais comum é dizer para trabalho como atividade onde o ser humano realiza e pode receber um valor pelo serviço executado.

O ser humano trabalha desde quando surgiu aqui na Terra. Quando realizava as caças para sua sobrevivência. Nesse período ele já aprendeu que o mais forte, conseguia caçar mais e portanto fornecia uma parte de suas caças para os outros, recebendo algo em troca. O que recebia em troca era o seu pagamento.

Com o tempo esse pagamento se tornou em valores que hoje chamamos de dinheiro, passando primeiro por pedras, minerais e outros objetos preciosos.

Mas o trabalha é muito mais que isso. Podemos ter um trabalho não remunerado, ou seja quando esse trabalho é voluntário. Nesse caso podemos citar as pessoas que ajudam de alguma forma nas igrejas, hospitais, asilos, e tantas outras atividades não remuneradas. Podemos falar também do serviço junto a Justiça Eleitoral, quando das eleições. Esse serviço ou trabalho não é remunerado.

Avançando mais um pouco, agora vamos falar sobre os deveres que as escolas passam a seus alunos. Muitas vezes, esses deveres são chamados de trabalhos escolares. Quando o aluno tem que realizar uma pesquisa, produzir um texto e posteriormente apresentar esse texto para os alunos ou uma banca de professores, que irão examinar o conteúdo e a apresentação, verificando se esse aluno adquiriu realmente aquele aprendizado.

Existe outro tipo de trabalho não remunerado, onde o ser humano trabalha em casa. A maioria da população brasileira e a mundial, realiza jornadas duplas em sua vida. Possuem um emprego onde recebem uma remuneração, mas também quando chegam em casa, trabalham na limpeza dela, das roupas e cuidam de seus filhos, sem que possuam qualquer remuneração em numerários. Cumprem com sua função de cuidar do lar, mas sem o recebimento de dinheiro.

Também temos as pessoas que são do lar. Essas, sendo mulheres ou homens, somente exercem a função ou o seu trabalho em suas residências não possuindo outro fora de casa. São pessoas que cuidam das atividades de sua família, enquanto tem alguém que chamamos de provedor, trabalhando para trazer o sustento para a família. Mas, também podemos ter pessoas que já trabalharam e hoje somente cuidam de seus lares e seu sustento vem do valor da aposentadoria.

Diante disso que já falamos, temos diversos tipos de trabalho. E vocês, queridos leitores. Qual tipo de trabalho que nesse momento estão exercendo?

Vocês podem compartilhar esse artigo com outros leitores, além de responderem essas questões, fazerem críticas ou sugestões em minhas redes sociais e através do Jornal Noroeste. O diálogo é sempre bem-vindo, porque todos nós estamos nesse mundo para aprender e crescer. Hoje, encerro essa reflexão com a frase: “O plantio é livre, mas a colheita obrigatória”. Sejamos sempre melhores, não que os outros, mas sim para os outros.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.