A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Conversa entre amigos


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 04/12/2025
  • Compartilhar:

A primeira pergunta é: Vocês têm amigos? Depois: Conversam com eles?

Sim caros leitores. Tenho muitos amigos que converso e estava sentindo falta de uma reunião entre esses.

Estava acostumado a reuniões mensais que participava nos últimos 29 anos que trabalhei no Conselho Regional de Farmácia do Paraná. Agora a mais de 9 meses sem trabalhar, estava sentindo falta dessa conversa com amigos.

O ser humano não foi feito para estar sozinho. Já vimos algumas pessoas que viveram em desertos ou cavernas, separados das outras pessoas, mas isso não é o comum. O normal é estarmos vivendo em uma sociedade, onde podemos partilhar nossas opiniões, pensamentos, isso é claro, desde que não ofenda a outra pessoa, em seu íntimo, sua religião ou sua convicção, etc..

Em novembro fui convidado por uma amiga para seu aniversário e lá encontrei outros amigos e algumas pessoas que ainda não conhecia. Fiquei muito feliz em participar desse aniversário. Uma conversa muito produtiva. Sem falar da vida alheia, o papo girou em torno da literatura. Até formamos um grupo de leitores em Nova Esperança.

A vida continuou e em um dia dessa semana, não havia almoçado e saí na cidade para levar alguns livros no correio para enviar aos leitores. Voltando para casa, resolvi passar na Lugano de Nova Esperança para fazer um lanche reforçado, visto que não havia almoçado. Já havia realizado meu pedido, quando chegou duas amigas também para um lanche da tarde. Uma delas perguntou sobre meus livros e falando sobre esse assunto, passamos também a falar sobre a cultura em geral. Falamos sobre livros, filmes e escritores de nossa cidade. Falei que enviara mais um livro para publicação. Agora seria um romance.

O tempo passou e quase não percebemos que já havia passado uma hora naquele estabelecimento.

Mas, voltando a reunião dessa semana, mesmo sem ter combinado nada, nos encontramos. Muito produtivo e que faz falta em uma cidade pequena. Falei sobre meu artigo que estará na Revista Noroeste que será para agora em Dezembro, falando sobre os escritores de Nova Esperança. Falaram de mais alguns que não citei no artigo, mas que também possuem publicações.

Foi uma inesperada, mas produtiva e gostosa reunião. Penso que muitas outras reuniões como essa possam ocorrer no futuro.

Queridos leitores. Gostaria ainda de saber: Quais os livros que mais chamam atenção de vocês? Os que mais gostam de realizar leituras.

Também conto com vocês, para compartilhar esse artigo. Leiam, comentem e compartilhem com outras pessoas. Quero muito saber suas opiniões sobre o tema. Podem enviar mensagens pelas minhas redes sociais ou pelos canais do Jornal Noroeste. Suas considerações são sempre bem-vindas.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.