A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Janeiro Branco: Vamos cuidar da nossa saúde mental


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 14/01/2022
  • Compartilhar:

Como anda a sua saúde mental? Você já parou para pensar nisso? O que você acha de iniciar este novo ano refletindo sobre isso?

Para ter energia para viver, é importante que tenhamos uma boa saúde mental, pois, sem ela, não teremos uma vida saudável e plena, e viveremos frustrados, e consequentemente não conseguiremos realizar nossas metas e objetivos.

Pensando nisso, em 2014, na cidade mineira de Uberlândia, o psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, teve a feliz ideia de promover uma campanha que leva o nome de: Janeiro Branco, com o objetivo de chamar a atenção da humanidade, para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. E desde então, vem ganhando outros países, a saber: Estados Unidos, Japão, Portugal, África, entre outros.

O mês de janeiro foi escolhido porque neste mês, as pessoas refletem o passado e estabelecem metas para o novo ano, é um início de um novo ciclo. E a cor branca, porque representa tranquilidade, paz, equilíbrio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população brasileira é a mais ansiosa do mundo. A OMS aponta que: 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, enquanto que, mais de 18,6 milhões são afetados por males como a ansiedade, distúrbios alimentares, de personalidade e transtornos de bipolaridade, dentre outras patologias. E é sabido por todos que com a pandemia, este quadro tem enegrecido ainda mais, estamos cada dia mais irritados, depressivos, ansiosos e agressivos.

Por isso, esta campanha é tão importante. O tema deste ano é: O Mundo Pede Saúde Mental. E vários eventos têm sido realizados, como: palestras, lives, distribuição de laços brancos e panfletos, artistas e profissionais de diversas áreas têm aderido à campanha, entre outras ações.

A poetisa Anne Karolynne, contagiada pela campanha, de forma leve e divertida, através de um cordel, escreveu que Saúde Mental tem jeito sim, e merece ser lida e assimilada por todos:

“Saúde Mental tem jeito

 

Vem cá, me diz uma coisa:

Já olhou dentro de si, pra procurar o sentido de viver até aqui?

Se catucar direitinho, vai encontrar o caminho pro autoconhecimento.

É preciso se enxergar e até identificar o que lhe traz sofrimento.

Não é somente a alegria que permeia nossa vida.

Há pedras e pedregulhos que tornam ela sofrida.

Em meio a dificuldade, existe a necessidade de procurar uma ajuda, um serviço ou um amigo que possa ser seu abrigo e, neste momento, acuda.

Não carece se acanhar se precisar de cuidado.

Cada um com seu sapato sabe se está apertado.

Se faça então um favor, procure ter mais amor com sua própria pessoa.

Se abrace, se queira bem, e só dê ouvido a quem tem a energia boa.

Nem pense em dar cabimento à fala de preconceito.

Quem se cuida já percebe: saúde mental tem jeito.

Busque aquilo que é saudável, que lhe faz ficar estável, que equilibra o seu astral.

Quem busca a vida concede, nosso mundo inteiro pede pela saúde mental”.

Portanto, dê ouvidos a essas belas verdades escritas pela poetisa. Cuide da sua saúde. Cuidar da gente é sinal de inteligência e não de fraqueza. É um ato de amor próprio, de amor à vida. Não tenha vergonha de cuidar de você.

Então, vamos escrever de forma positiva a nossa história este ano, com pensamentos, e atitudes saudáveis, pelo bem da nossa saúde. Seja o autor da sua própria estória, uma estória leve e gostosa de ser apreciada e vivida.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.