Futebol e Identidade Nacional
Ao construir este texto, para mais uma exposição de ideias, nos encontramos no início da Copa 2022, logo após um acirrado período eleitoral em nosso país. Para esta nova exposição de ideias, trago um tema bastante discutido e ao mesmo tempo, penso de que seja de grande importância, para refletirmos um pouco sobre a identidade de uma sociedade como a nossa. Inegavelmente, a presença do futebol em nosso quotidiano, apresenta uma relevância na vida da população do que em muitos países.
Nenhum brasileiro duvida da importância do futebol para a nossa identidade. Futebol que define muito de nossas relações sociais e políticas. A paixão pelo futebol, atuando enquanto forma de unidade nacional e possuidor do papel de manutenção social essencial. Futebol na Copa do Mundo, nos unindo de modo intenso, a cada partida da seleção nacional.
Impressiona como naturalmente e de modo quase imperceptível, ao longo dos anos desde de sua chegada em nossa sociedade, até a atualidade, o futebol que foi trazido da Inglaterra, mesclou-se à cultural nacional, tornando-se componente primordial de nossa identidade nacional. Este esporte marcado pelo elitismo, se arraigou intensamente nas classes e etnias populares, tornando-se um elo comum para as massas, além de permitir romper barreiras sociais e também raciais, nas arquibancadas e nos gramados.
Desta forma, penso que se faz necessário, refletir e debater a importância do esporte futebol, em nossa sociedade, como um fator primordial para construção da identidade nacional, desde sua influência em questões políticas e sociais, apresenta-se como uma forma de nos autoquestionarmos e refletirmos sobre nossas relações e visões de mundo.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com