Durma bem e tenha mais saúde
Clara fica acordada até tarde assistindo tv e quando resolve ir para cama ainda permanece uma hora nas redes sociais. Durante a noite que se segue, acorda várias vezes, vai ao banheiro, volta para a cama, vira de um lado para o outro e não consegue pegar no sono. Quando acorda com os olhos vermelhos, olheiras adornam seu olhar, mesmo tomando seu café, se encontra sonolenta, irritada e com mau humor.
Assim como Clara essa tem sido a rotina de muitas pessoas em todo o mundo, que se agravou com a chegada da pandemia.
Mas quais as consequências que a falta de uma boa noite de sono pode trazer ao ser humano?
O sono é vital para a nossa saúde, pois ele faz com que nosso cérebro se desenvolva; ele não para, mesmo quando estamos dormindo, ele está trabalhando para renovar nossas células, restabelecer e restaurar conexões nervosas, ganhamos massa muscular, estimula o hormônio do crescimento, fixa a memória e o que aprendemos durante o dia, melhora o humor e nos recuperamos fisicamente e psicamente.
A falta de sono pode provocar vários problemas entre eles, dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda de memória de fatos recentes, compromete a criatividade, falta de concentração, ficamos desatentos e temos dificuldade de raciocinar, ficamos sem vigor físico, envelhecemos antes do tempo, engordamos e podemos desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, problemas gastrointestinais, alzheimer e nosso sistema imunológico fica comprometido.
Alguns fatores comprometem a qualidade de sono, tais como, mudança ou falta de rotina ao dormir, o excesso ou mal uso de celulares, computadores antes de deitar, estresse, ansiedade, má alimentação, medicamentos, ambiente que dormimos, cochilos longos e fora de hora durante o dia, sedentarismo.
Por tudo isso, venho trazer algumas dicas que podem ajudar nessa busca rumo a uma boa noite de sono.
Estabeleça uma rotina disciplinada, tenha hora para tudo para dormir e acordar, planeje o seu dia com horários e tarefas.
Se exercite durante o dia e se tiver que se exercitar a noite procure evitar atividades de alto impacto e intensos.
Tenha uma boa alimentação saudável e balanceada, inclua ovos, leite e seus derivados, castanhas, amendoim e nozes, arroz integral, carne de peixe e aves, pois eles contém triptofano que ajuda na produção da serotonina, ajudando no sono.
Perto da hora de dormir, evite consumir bebidas com cafeína como cafés, chás estimulantes, bebidas alcóolicas e fumar. Durante o jantar evite refeições pesadas.
Não fique de pijama, ao acordar abra as janelas deixe a luz solar invadir seu quarto, tome seu banho, coloque outra roupa, assim o cérebro saberá que o dia começou. Se exponha a luz do sol da manhã e procure se manter ocupado durante todo o dia.
Evite dormir ou cochilar várias horas durante o dia, se o fizer meia hora depois do almoço já é o suficiente. O cérebro precisa saber o que é dia e o que é noite.
Diminua o uso de celulares ou eletrônicos, computadores tablets e tvs duas horas antes de dormir pois a luz vinda deles pode atrapalhar o sono. Não fique até tarde da noite assistindo filmes e séries, tente ir para cama sempre no mesmo horário.
Tome um banho morno antes de dormir, pois relaxa a musculatura colaborando para uma boa noite de sono. Deitar de lado facilita a respiração e evita o ronco.
Antes de dormir tenha um momento de meditação, respire, procure relaxar. Faça alguma atividade relaxante como ler um livro e ouvir uma música calma que lhe traga paz. Garanta que o quarto esteja escuro e silencioso.
Lembre-se a cama é local de descanso e relaxamento, então use-a para dormir. Evite estudar, trabalhar, se alimentar. Não leve preocupações para a cama.
Se você tiver muitas dificuldade para dormir procure um médico.
Procure dormir bem para ter mais saúde. Boa noite.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.