Dia Mundial do Câncer: unidos pelo único

Segundo a nova estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 781 mil novos casos por ano entre 2026 e 2028.
De acordo com o INCA é possível que em um futuro próximo essa seja a principal causa de morte no Brasil, superando doenças historicamente mais comuns como os problemas cardíacos.
Mas, esse não é um problema somente dos brasileiros, é também mundial, diante disso foi criado em 2005 o Dia Mundial do Câncer, que é celebrado anualmente no dia 04 de fevereiro, é liderado pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor que simboliza este dia é a cor lavanda.
O tema do Dia Mundial do Câncer 2025-2027, é “Unidos pelo Único”, coloca as pessoas no centro do cuidado e explora novas maneiras de fazer a diferença.
Mais que uma doença, o câncer é uma questão profundamente pessoal. Por trás de cada diagnóstico, existe uma história única, lutos, dores, cura, resiliência, amor, um pai, uma mãe, uma filha, entre outros. Ou seja, cada pessoa é única, cada tumor é único e cada história importa.
Essa campanha convida a todos os profissionais de saúde, familiares, amigos e a sociedade, valorizar a singularidade de quem enfrenta o câncer. Proporcionar um atendimento humanizado, integral, centrado nas pessoas. Tratar é muito importante, mas, acolher, dar apoio também é relevante para o sucesso do tratamento.
É preciso perceber que cada paciente é diferente cada um carrega uma experiência única, e antes de olhar para doença é necessário ver a pessoa, sentimentos como a empatia e a compaixão devem ser exercitados, seja um ombro amigo e saiba escutar seus temores e aflições, pois, nesse momento, a pessoa precisa de se sentir amada, querida e respeitada. Para que assim ela possa ter forças para prosseguir com o tratamento.
Contudo, prevenir também é primordial, então:
Procure dormir bem.
As mulheres devem fazer o exame preventivo de colo uterino e mamografia. E os homens, exame de próstata, anualmente.
Não fume.
Tenha uma alimentação saudável, evite o consumo excessivo de carne vermelha. Tome cuidado com excesso de sal e açúcar. Faça pequenas refeições ao longo do dia, e mastigue bem e lentamente todos os alimentos.
Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas;
Evite o consumo de peixes e carnes conservadas em sal, picles, certos molhos e outros alimentos muito salgados. Evite comer carne processada, como exemplo a salsicha, presunto, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru.
Coma frutas, vegetais, hortaliças, e grãos integrais.
MEXA-SE, faça atividades físicas regulares e mantenha o peso corporal adequado.
Amamente.
Cuide bem da sua boca, capriche na escovação dos dentes e da língua e não deixe de consultar o dentista regularmente.
Cuidado com o sol. Evite tomá-lo entre 10h e 16h, faça uso de protetor solar com FPS acima de 30, diariamente mesmo quando estiver nublado; se você trabalha exposto ao sol, use chapéu de aba larga, camisa de cor clara e calça comprida.
Vacine seus filhos contra HPV, a vacina está disponível no SUS para meninos de 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 14 anos.
Vacine-se contra hepatite B, ela está disponível no SUS para todas as idades.
Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.
Enfim, vamos todos procurar se prevenir contra este mal e apoiar aqueles que infelizmente tem a doença.

